sexta-feira, fevereiro 27, 2009

GOVERNOS TUCANOS RECUSAM VERBA DO MEC

O Ministério da Educação está oferecendo R$ 1 bilhão para os Estados reestruturarem suas redes de ensino técnico. Até agora, 19 Estados já apresentaram propostas, outros seis estão terminando os projetos e apenas dois não demonstraram interesse no financiamento: São Paulo e Minas.
Os recursos, que serão repassados integralmente para os governos estaduais através de convênios, devem ser usados para construir, ampliar e reformar escolas técnicas, equipar laboratórios, treinar professores e comprar material didático. Também podem ser apresentados projetos para construir laboratórios de física, química e biologia em escolas regulares de ensino médio.
Até agora, já foram empenhados com os Estados cerca de R$ 450 milhões nos 19 projetos apresentados. "Gostaríamos de ter empenhado mais, mas a maior dificuldade que temos é a necessidade de apresentação de documentos por parte dos governos estaduais", diz o secretário de ensino técnico do MEC, Eliezer Pacheco. Além do projeto, as secretarias precisam fornecer, por exemplo, escrituras dos terrenos onde as escolas estão ou serão construídas. Em pelo menos um dos Estados nenhuma das escolas estava em situação regular.
No entanto, quase todos os governos estaduais estão se movimentando para obter os recursos federais, com exceção de Minas e São Paulo, os dois Estados comandados por possíveis adversários tucanos do PT nas eleições presidenciais de 2010 - os governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP).

Nenhum comentário: