sábado, março 07, 2009

REUNIÃO DO PT DE CURRAIS NOVOS

Haverá hoje ás 16 horas reunião ordinária do Partido dos Trabalhadores de Currais Novos-RN. A reunião será na nova sede que ainda está passando por reformas, na Rua João Alfredo quase em frente ao ASK BAR. Todos os filiados e filiadas estão convidados.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER PROMOVIDO PELO SINTE-RN


A Maçonaria cheia de educadores

Isolda Dantas, falando da luta das mulheres


Odon Jr levando suas palavras

Isolda Dantas, Odon Jr, Maria Suely (Mossoró)

O Dia Internacional da Mulher promovido pelo SINTE-RN na Maçonaria foi um sucesso, muitos educadores de outros municípios e de Currais Novos se fizeram presentes. Comemorações, reflexões e palestras marcaram a data.
Isolda Dantas, da Marcha Mundial das Mulheres de Mossorró foi convidada pelo vereador ODON JR (PT) e veio proferir algumas palavras mostrando a realidade que se encontra a luta pelo espaço da mulher na sociedade e falar da luta feminista ao longo do mundo. Isolda Dantas é formada em Ciências Sociais, é representante do Conselho Nacional de Economia Solidária e atua no Centro Feminista 8 de Março de Mossoró-RN.
O vereador ODON JR se pronunciou falando da luta do PT em defesa das políticas públicas das mulheres e relatou que vai lutar na Câmara Municipal para mudar o Estatuto do Servidor Público Municipal, no artigo 205, onde a licença-maternidade ainda está lá em 120 dias. O vereador falou que vai lutar por uma emenda que garanta os 6 meses de licença-maternidade para todas as servidoras do serviço público municipal em Currais Novos.
A professora Francisca Palmeira, Coordenadora do SINTE-RN foi homenagiada por outras professoras, pela sua garra e determinação na luta do Sindicato.

sexta-feira, março 06, 2009

REPERCUTE NEGATIVAMENTE A PROPOSTA DO GOVERNO MUNICIPAL DO DEM PARA OS EDUCADORES

Repercute negativamente a proposta dada pelo Governo Municipal do DEM aos educadores do município de Currais Novos. Até os professores que foram eleitores da Chapa Geraldo Gomes e Milena estão com o sentimento de apoio a greve caso o Governo Municipal não tenha uma proposta melhor para a categoria. Segundo alguns professores eles votaram pensando que o novo Governo Municipal pudesse fazer diferente e apagar as páginas passadas da história, mas com essa proposta estão vendo que existe uma orientação política da Administração Municipal para pagar o mínimo possível a classe do magistério público de Currais Novos. O aumento proposto pelo governo é menor que a porcentagem do Salário Mínimo que Lula deu a nível nacional, tendo professores que ganharão salário-base menor que o salário mínimo vigente no país.

DENATRAN: SÓ 11% DOS ACIDENTES TÊM MULHER NO VOLANTE

Alvo de brincadeiras machistas, as brasileiras têm agora um bom argumento para provar que dirigem bem e são cuidadosas no trânsito. Pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostra que só 11% dos acidentes de trânsito registrados no País entre 2004 e 2007 envolveram mulheres ao volante. Dos 1,7 milhões de motoristas que se envolveram em 1,5 milhões de acidentes com vítimas nesse período, 71% eram homens. No caso dos 18% restantes, não foi possível saber o sexo, uma vez que muitos motoristas fogem após uma colisão ou atropelamento.
A pesquisa ainda aponta que, dos 45,1 milhões de motoristas registrados no País até 2008, 14,8 milhões eram do sexo feminino, ou 33% do total. Esse número representa um crescimento de 44% em relação a 2004, quando havia 10,3 milhões de mulheres habilitadas no País.

quinta-feira, março 05, 2009

Rosário é presidente e Fátima é vice da Comissão de Educação e Cultura

Na semana em que o Congresso Nacional comemora o Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara elegeu três mulheres para presidir o colegiado. Como presidente foi eleita a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), ocupará a 1ª vice-presidência e a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) estará à frente da 2ª vice-presidência.
Rosário disse que vai priorizar o acompanhamento da implementação de matérias importantes como o Fundeb e o piso salarial nacional dos professores. De acordo com a petista, é indispensável que o parlamento, especialmente a Comissão de Educação, acompanhe o cumprimento das leis aprovadas pelo Congresso. “Votar uma lei não significa que no dia seguinte ela será implementada. Temos que assegurar o seu cumprimento”, afirmou.

SINTE COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

AMANHÃ (06 DE MARÇO) HAVERÁ COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, ORGANIZADO PELO SINTE-RN. O EVENTO ACONTECERÁ A PARTIR DAS 15H30MIN NA MAÇONARIA DE CURRAIS NOVOS. UM CHÁ PARA AS MULHERES, PALESTRAS E REFLEXÕES. O VEREADOR ODON JR (PT) ESTÁ APOIANDO O EVENTO E PARTICIPARÁ DESTA ATIVIDADE LEVANDO SUAS PALAVRAS AS MULHERES DA IMPORTÂNCIA TAMBÉM DE SE LUTAR POR UM MUNDO MAIS JUSTO ENTRE HOMENS E MULHERES.

100 ANOS DE PATATIVA DO ASSARÉ


Patativa, se vivo fosse completaria 100 anos hoje, ele nasceu na Serra de Santana (Assaré-Ce), com o nome de Antonio Gonçalves da Silva, segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva, pequenos proprietários rurais.
Aos 4 anos fica cego de um olho , por causa de uma doença, perde o pai aos 8 anos, e só aos 12 frequenta a escola pela primeira vez e fica apenas 4 meses, antes disso já compunha seus versos e os decorava, isso fez com que ele desenvolvesse uma memória fantástica, sabia seus poemas de cor.
Aos 16 anos sua mãe vendeu uma ovelha e comprou sua primeira viola. Foi quando ele começou a fazer repentes e se apresentar em festas. Por volta dos vinte anos de idade, recebe o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave, era comum chamarem os repentistas da época de patativa, ele acrescentou o nome de Assaré para se destacar dos demais.
Patativa se apresentou como violeiro no norte do pais, depois voltou ao Ceará , foi quando começou a ser reconhecido o seu potencial, seu primeiro livro foi Inspiração Nordestina, de 1956.
Patativa está sendo estudado na Sorbonne, na cadeira da Literatura Popular Universal, sob a regência do Professor Raymond Cantel. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil.
Ele descreve a vida do nordestino de uma forma peculiar, com uma linguagem própria , mas ao mesmo tempo universal, descreve como ninguém os problemas e a vida dura de um povo.
Casou-se em 1936 com Belarmina Paes Cidrão, a dona Belinha, com quem teve 14 filhos, dos quais sete morreram. Patativa do Assaré faleceu no dia 8 de julho de 2002 em sua cidade natal.

ARTIGO

A Educação que queremos para o Brasil
Pensar na educação que queremos para o Brasil requer um diagnóstico inicial que dê conta de analisar a estrutura do nosso sistema educacional, bem como seus propósitos e limitações. Sem muito aprofundar, tentemos iniciar o diagnóstico. Para diminuir o déficit educacional de um território continental repleto de desigualdades sociais, desenvolvemos diversas modalidades de ensino, mas o nosso sistema educacional se divide em apenas dois níveis: educação básica e educação superior. A educação básica engloba educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação infantil é realizada em creches (crianças de zero a três anos) e pré-escolas (crianças de quatro a seis anos).
Segundo dados do IBGE de 2007, obtidos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, apenas 36,4% das crianças de zero a seis anos freqüentam a educação infantil, embora se observe que o percentual é bem menor quando se analisa apenas a freqüência de crianças de zero a três anos (creches). São dados interessantes para uma análise posterior.
Ainda segundo o PNAD 2007, 94,6% dos jovens entre sete e quatorze anos freqüentam o ensino fundamental, mas apenas 48% dos jovens entre quinze e dezessete anos freqüentam o ensino médio, o que revela uma forte evasão entre ensino fundamental e ensino médio, motivada por diversos fatores. Um dos fatores já se evidencia a partir dos dados citados, pois 63,6% das crianças de zero a seis anos não têm acesso à educação infantil, estágio importante do processo formativo. Logo, investir na expansão das creches e pré-escolas até universalizar a educação infantil se revela um desafio extremamente importante. Outros fatores também contribuem para a evasão e merecem atenção, como a exploração da força de trabalho dos jovens para o fortalecimento da renda familiar ou a própria qualidade da educação básica.
No que diz respeito ao ensino superior, o acesso é bastante restrito. Ainda de acordo com o PNAD 2007, apenas 13% dos jovens de dezoito a vinte e quatro anos estão no ensino superior, dos quais 76% estão na rede privada. Este quadro demonstra claramente que a educação brasileira de qualidade ainda é produto para elite. Embora a rede pública seja responsável por atender a maior parte da demanda social durante a educação básica, a maioria dos estudantes que conseguem chegar à universidade vem da rede privada, o que justifica a política emergencial de implantação de cotas.
Se os números não são animadores, menos seriam se a pesquisa revelasse a realidade pretérita, quando o projeto de Estado Mínimo processou o desmantelamento dos aparelhos públicos no intuito de privatizá-los. Hoje é possível observar um considerável esforço governamental no sentido de expandir toda a rede pública de educação, reavaliando suas diretrizes pedagógicas e construindo novos paradigmas.
Podemos citar diversas conquistas obtidas na área da educação a partir da eleição do presidente Lula, como a aprovação do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, ou a recente aprovação da lei que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, bem como a expansão da rede de ensino tecnológico e das universidades federais. É possível citar diversas outras iniciativas, como o Proinfância, o Prouni e o Pnaes, que fazem parte de um imenso Plano de Desenvolvimento da Educação.
Entretanto, é preciso mais. É preciso aprovar a PEC 277/08, que tramita na Câmara Federal, propondo o fim da incidência da DRU sobre a educação. É preciso aumentar o percentual do PIB destinado à educação. É preciso redesenhar nossas licenciaturas, bem como direcionar nossos bacharelados à realidade brasileira.
Dito isto, não podemos deixar de perceber que uma política educacional não sobrevive isoladamente, sem estar aliada a políticas de desenvolvimento econômico e social, como já temos alguns exemplos em curso. Mesmo enfrentando uma crise mundial desencadeada no cerne do Capitalismo, o Brasil demonstra ao mundo que o Estado deve tomar para si um projeto de desenvolvimento nacional, bem como demonstra que é possível enfrentar a crise ao investir no social. A educação que queremos para o Brasil deve fazer parte do nosso projeto de desenvolvimento nacional, o que aumenta ainda mais o desafio do Encontro Nacional de Estudantes do Partido dos Trabalhadores.

Bruno da Costa Ferreira
http://www.brunodacosta.blogspot.com

quarta-feira, março 04, 2009

REQUERIMENTOS DO VEREADOR ODON JR APRESENTADOS NA SESSÃO DO DIA 03 DE MARÇO DE 2009

RESUMOS DOS REQUERIMENTOS:

----------------------------------

Requer a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do Professor da Educação Básica de Currais Novos, denominada de Frente em defesa do Piso dos Professores.
Pretende-se com a criação da referida Frente acompanhar as mobilizações municipais, nacionais e participar institucionalmente do processo de implantação do Piso Nacional do Magistério Público na cidade de Currais Novos.

------------------------------------

Requer que seja feito a elaboração de estudos por parte da Prefeitura Municipal de Currais Novos para calcular a necessidade de criação de cargos públicos nas diversas áreas da administração pública municipal e estudar a viabilidade financeira para a realização de concurso público.
Há cerca de nove anos houve o último concurso público para a administração municipal de Currais Novos. São grandes os deficits de profissionais na saúde e nas diversas áreas, onde hoje muitos estão prestando serviço através de contrato de trabalho. Outra Secretaria que precisa de concurso público é a de Assistência Social que possui muitos profissionais liberias contratatos.
Os contratos de trabalhos não garantem estabilidade profissional e autonomia para os profissionais das diversas áreas lutarem por melhores condições de trabalho. Os concursos públicos são também uma forma mais democrática de ocupação dos espaços nas administrações públicas. A realização de concurso público vem também a diminuir a temporalidade de empregos na Prefeitura dando estabilidade ao trabalhador.

---------------------------------------

Requer a folha de pagamento de todos os servidores públicos lotados na Secretaria Municipal de Educação com a descrição de seu cargo e de sua função, do mês de Janeiro e Fevereiro de 2009.
Com essa informação o vereador Odon Júnior terá dados mais concretos para a discussão de implantação do Piso Nacional Profissional dos Professores da Educação Básica em Currais Novos-RN.

---------------------------------------

Requer ao 4° CIRETRAN de Currais Novos - a Vistoria e Levantamento do Trânsito para Implantação de um Redutor de Velocidade na Rua do Rosário – Bairro Santa Maria Gorete
Moradores da rua acima citada estão solicitando a adoção de medidas no sentido de proceder a implantação de redutor de velocidade no local, uma vez que o trânsito tem sido perigoso e coloca em risco a segurança dos pedestres, moradores, crianças e veículos.
Desta forma, solicitamos a elaboração de estudos no sentido de proceder a implantação de redutor de velocidade no local a fim de garantir melhores condições de segurança para a comunidade.

-----------------------------------------

terça-feira, março 03, 2009

VEREADOR ODON JR (PT) CONVERSA COM A VEREADORA DADÁ E SECRETÁRIO BOB GAMA

Nesta manhã de terça-feira o vereador ODON JR foi convidado pela vereadora DADÁ para conversar com o Secretário de Finanças, BOG GAMA. Na ocasião foram discutidas as questões dos convênios deixados pela administração anterior. O vereador ODON JR havia repecutido na mídia a importância do Governo Municipal do DEM correr atrás para que os convênios virassem obras para o município de Currais Novos.
Na conversa o Secretário de Finanças mostrou a situação atual de todos os convênios relatando o que está precisando ser feito para que eles saiam do papel: pendências documentais, questões de engenharia, constituição de projetos etc.
Quanto aos convênios que estão com data para terminar em pouco tempo, eles relataram que estão pedindo o aumento da vigência do prazo.
Quanto aos outros projetos que ainda possuem prazo maior, ele afirmou que está se tentando resolver as pendências para que as obras possam começar.
O importante dessa conversa foi que o Secretário de Finanças mostrou que o governo municipal atual tem se movimentado para garantir que os recursos dos convênios deixados pela administração anterior possam virar obras, pois se isso não for feito, o prejuizo econômico e social será muito grande para o município.
Só para informe, o governo anterior que tinha como gestor Zé Lins, deixou em convênios do Governo Estadual e do Governo Federal as seguintes obras para Currais Novos: Creche no Parque Dourado, Asfalto até o CEFET, Teatro Municipal, Praça de Skate, Patins e Bike, Construção de Calçamentos, Reurbanização no Bairro Santa Maria Gorete do canal que passa no meio da rua Professora Maria José Varela, verba para reforma de escolas, construção de casas populares etc.
O vereador ODON JR (PT) mesmo sendo de oposição acha muito importante o canal de diálogo entre oposição e situação, segundo ele isso só vem a avançar a nossa democracia.

AGENDA SEMANAL DO MANDATO DO VEREADOR ODON JR (PT)

Segunda-feira

- Noite - Abertura do ano letivo na IFRN em Currais Novos

Terça-feira

- Manhã – Conversa com a Vereadora Dadá e o Secretário de Finanças, Bob Gama

- Noite – Sessão na Câmara de Vereadores

Quarta-feira

- Manhã – Reunião com associação de costureiras na Rua Cândido Dantas

-Tarde – Visita ao CAIC de Currais Novos

Quinta-feira

- Manhã – Visita a Fundação José Augusto em Natal-RN, audiência com a Direção para tratar do Fórum Municipal de Cultura e Dia da Poesia

- Noite – Sessão na Câmara de Vereadores

Sexta-feira

- Tarde – Participa da Comemoração do Dia Internacional da Mulher promovido pelo SINTE para os trabalhadores e trabalhadoras em Educação

- Noite – Reunião de organização do Fórum Municipal de Cultura e Dia da Poesia

SOBRE AS HEPATITES - PANFLETO DA APHECN

HEPATITES B e C
Peçam o exame de detecção na sua próxima consulta médica!!!

Você Sabia?

Uma em cada DOZE pessoas no mundo tem hepatite B ou C.
No Brasil existem 2 milhões de infectados com hepatite B e quatro milhões com hepatite C.

Você sabia?

Um em cada 30 brasileiros está contaminado e a maioria não sabe disso já que a doença não tem sintoma aparente.
A hepatite C ataca o fígado silenciosamente.
A hepatite C nasce no sangue, sendo transmitida apenas através da contaminação direta (sangue com sangue).O vírus se desenvolve e se aloja no fígado e pode levar mais de 20 anos antes que seja percebido. Após 20 anos de infecção surgem comprometimentos das funções hepáticas podendo levar o paciente à cirrose e câncer de fígado.
Tem tratamento e cura.
Não existe vacina preventiva, portanto não compartilhe seus utensílios, agulhas, escovas de dentes, giletes.
Use camisinha!
As formas de transmissão da hepatite B são iguais às da HIV, sendo a via sexual a mais comum. É muito comum entre os jovens não vacinados e pode se tornar crônica e tão perigosa quanto a hepatite C.
Não é transmitida por alimentos, água nem pelo contato casual.
Existe vacina preventiva e todos devem ser vacinados.
Use camisinha!
De acordo com a OMS estima-se que UMA em cada 12 PESSOAS È PORTADORA DE HEPATITES B ou C, dentre estas, uma em cada 4 poderá morrer dentro dos próximos 10 anos, se não for detectada a doença.
O doente da hepatite B e C não ficam amarelo.
O simples hemograma não detecta a doença, sendo necessário o exame esécífico anti-HCV e anti-HBV.Os planos de saúde cobrem estes exames.
O tratamento está disponível na rede pública de saúde.
É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ REALIZE O TESTE DE DETECÇÃO DAS HEPATITES B e C- MESMO QUE NÃO TENHA SINTOMAS!!!
CASOS EM QUE O EXAME É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL:
-se recebeu transfusão de sangue antes de 1993
-se usou drogas injetáveis ou aspiradas, mesmo que tenha sido uma única vez
-se apresentar enzimas hepáticas elevadas
-se alguém da família está infectada
-se fez hemodiálise e é hemofílico ou HIV positivo
-se teve vários parceiros sexuais nos últimos 12 meses
-se tem alguma doença sexualmente transmissível
-se tem tatuagem ou piercing
-se recebeu algum tipo de transplante
-se é médico, paramédico, dentista, manicure, enfermeiro, policial, bombeiro.
Procure um grupo de apoio em seu estado ou cidade!!
Não vamos deixar o tempo passar. Quanto antes descobrirmos a doença, melhores serão as chances de cura! Sete em cada 10 pessoas alcançam a cura!
PASSE ESTE ALERTA ADIANTE!!! SEJA RESPONSÁVEL!!

APHECN-ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE HEPATITES E VOLUNTÁRIOS DE CURRAIS NOVOS - 84-3431-1203 - aphecn@hotmail.com

segunda-feira, março 02, 2009

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL ENTRAM EM GREVE


Esta segunda seria o primeiro dia do ano letivo nas escolas estaduais, mas os cerca de 330 mil alunos da rede ainda não têm data para voltar à sala de aula. Professores e funcionários do estado estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação foi definida hoje pela manhã, numa assembleia que reuniu cerca de mil trabalhadores no colégio estadual Winston Churchill, na Cidade Alta.
Os profissionais cobram a adoção do piso salarial nacional para professores, de R$ 950, com progressões de acordo com o estabelecido pelo plano de carreira da categoria, criado de 2006. Esse plano divide os professores em níveis de qualificações e garante aumento de 40%, em relação ao sal rio-base, para os docentes do segundo nível, 70% aos do terceiro nível e 130% para os do quarto. Os professores também querem o pagamento de valores atrasados relativos às promoções salariais, a incorporação de gratificações, a realização de concurso público, o incentivo à formação docente e a implantação de um plano de carreira dos funcionários.
A rede estadual tem cerca de 35 mil professores e 12 mil funcionários, distribuídos em 725 escolas. A coordenadora geral do Sindicato de Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte), Fátima Cardoso, explica que a categoria não ficou satisfeita com a posição da Secretaria Estadual de Educação ante as reivindicações. ``O governo só sinalizou com a intenção de pagar parte das promoções, relativas apenas aos processos abertos pelos professores nos últimos cinco anos. Mesmo assim, o governo quer dividir em 24 meses, com repasses de janeiro de 2010 dezembro de 2011'', informa.
``Todos os professores têm direito a aumento quando concluem uma pós-graduação, por exemplo, mas o pagamento dos atrasados dos processos abertos nos últimos cinco anos só beneficiaria 20% do pessoal da ativa. Queremos que o benefício seja para o conjunto da categoria'', reclama.

PRESTAÇÃO DE CONTAS - JANEIRO DE 2009 - VEREADOR ODON JR (PT)

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SUPRIMENTO DE FUNDO INDIVIDUALIZADO DO GABINETE DO VEREADOR ODON JR – MÊS DE JANEIRO DE 2009
----------------------------------------
Despesas com material de consumo

R$ 206,35
----------------------------------------
Com serviços de terceiros

R$ 2.950,45
----------------------------------------
Com comunicação social

R$ 195,00
----------------------------------------
Com combustíveis

R$ 319,00
----------------------------------------
Com transportes

R$ 45,00
----------------------------------------
Assinatura de jornais e outras públicações

R$ 34,20
----------------------------------------
Total utilizado: R$ 3750,00
----------------------------------------
Obs: quem quiser ter acesso à prestação de contas com todas as notas fiscais é só procurar o gabinete do vereador ODON JR (PT) na Câmara Municipal de Currais Novos. De segunda a sexta pela manhã o gabinete do vereador está aberto.

PT DIVULGA NOTA SOBRE A GREVE DA EDUCAÇÃO NO RN

A defesa intransigente da educação pública, democrática e de qualidade, tem sido uma bandeira permanentemente erguida pelo Partido dos Trabalhadores em seus 29 anos de existência e luta Brasil afora. Ao longo dessa história aprofundamos nossa concepção de educação enquanto direito público e os princípios da democracia e da qualidade como instrumento de inclusão capaz de fortalecer a cidadania de milhões de brasileiros e brasileiras.
Nossas lutas tiveram origem no movimento sindical compreendendo que uma educação de qualidade não se viabiliza sem a valorização salarial e profissional dos trabalhadores e trabalhadoras. Ao assumirmos democraticamente os espaços de governo buscamos traduzir na prática o que sempre foi para nós princípios inalienáveis, implementando políticas públicas educativas que respondessem às demandas da sociedade brasileira. As políticas educacionais implementadas pelo Governo LULA são os exemplos mais atuais e evidentes deste compromisso histórico.
A aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, representa uma etapa importante deste processo de reestruturação da educação brasileira. Significa não apenas uma medida de reajuste salarial, mas a adoção de uma política pública de reconhecimento e valorização do magistério enquanto categoria profissional de extrema relevância ao processo de fortalecimento da escola pública brasileira e da educação como um direito republicano.
Enquanto partido integrante da base aliada da Governadora Vilma de Faria, o PT construiu uma expectativa de que a política de valorização da educação implementada no plano federal se efetivasse também no plano local pelo Governo do Estado. Contrariando esta expectativa, presenciamos o severo ataque sofrido pelo magistério público por parte do Governo do Estado, que, orientando-se pela lógica economicista e desconsiderando o valor do trabalho educativo, está “implementando” o piso salarial, “rasgando” o PCCS, o que significa um desmonte a direitos conquistados pela categoria e um retrocesso para a educação norteriograndense.
Face a esta realidade, o Setorial de Educação do PT, assume publicamente seu total apoio ao movimento deflagrado pela categoria, sob a liderança do SINTE-RN, conclamando todos os educadores petistas a fortalecerem essa luta, reafirmando mais uma vez o compromisso do PT para com a educação pública.

Natal, 02 de março de 2009

Setorial de Educação - Coordenação Estadual

AMPLIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR



O governador em exercício, Iberê Ferreira de Souza, se reuniu na manhã desta útima sexta-feira (27) com o secretário nacional da Agricultura Familiar, Adoniram Peraci, e garantiu a ampliação da assistência técnica e extensão rural no Estado. Uma parceria entre o governo do Rio Grande do Norte e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destinará recursos da ordem de R$ 13 milhões para universalizar o atendimento as 50 mil famílias potiguares beneficiadas pelo programa Território da Cidadania.
A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, através da Emater, irá agregar aos quadros mais 235 extensionistas rurais para levar assistência técnica a todos os agricultores familiares pertencentes aos Territórios da Cidadania de Assu-Mossoró, Mato Grande e Sertão do Apodi. Atualmente, o Governo do Estado disponibiliza assistência técnica para mais de 23 mil famílias nestas localidades. Os recursos serão aplicados ainda na aquisição de computadores, carros e na capacitação dos técnicos.
O secretário nacional da Agricultura Familiar explicou que a ação faz parte do programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário para reduzir as desigualdades sociais do Nordeste, acordado entre os governadores da região com o presidente da república. "Estamos inseridos no processo para melhorar as condições produtivas da população concentrada no meio rural. Nossa ação específica envolve a ampliação da assistência técnica para que a informação e o conhecimento possam chegar ao agricultor familiar e qualificá-lo profissionalmente", explica Adoniram Peraci. Estavam presentes ainda na reunião, o secretário estadual da Agricultura, Francisco das Chagas, o secretário de Administração, Paulo César Medeiros, o diretor da Emater, Luís Cláudio Macêdo, o diretor da Emparn, Henrique Santana, e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hugo Manso.

REFORMA POLÍTICA E TRIBUTÁRIA SÃO PRIORIDADES PARA O PT

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), em entrevista publicada no jornal Correio Braziliense de domingo (1°) analisa as prioridades da bancada do PT neste ano. Ele cita, dentre outras, as medidas que respondam à crise internacional originada nos Estados Unidos. Do ponto de vista legislativo, as prioridades são a reforma política, que já tem projeto do governo e propostas parlamentares em tramitação, e a reforma tributária, na qual temos que fazer um ajuste porque foi concebida antes da crise. “Também são importantes a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a PEC do trabalho escravo”, diz o líder.
O petista rebate as críticas de que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, está em campanha antecipada à Presidência da República. Para o deputado, foi a oposição que antecipou o debate. “Quem está com uma conduta agressiva é o PSDB, que discute prévias partidárias e tem até dois pré-candidatos que já estão viajando pelo Brasil. É legítimo, porque são políticos. Se tem alguém tentando antecipar o processo eleitoral, não é a ministra Dilma.