sábado, maio 30, 2009

MOVIMENTO DE ESTUDANTES E TRABALHADORES EM NATAL-RN IMPEDE AUMENTO DE PASSAGEM



Durante todo o mês de maio várias entidades estudantis e sindicatos participaram de manifestações na cidade de Natal-RN contra o aumento forçado das passagens no transporte coletivo. O movimento coletivo das entidades chama-se MAIO VERMELHO. Nessa semana a Prefeita de Natal, Micarla de Souza, suspendeu por tempo indeterminado as discussões do aumento das passagens. Graças a luta firme das entidades representativas, o preço da passagem do transporte coletivo pelo menos continua congelado.

MANIFESTAÇÃO DA IFRN EM CURRAIS NOVOS REPERCUTE NA MÍDIA ESTADUAL


sexta-feira, maio 29, 2009

RESUMO DO MUTIRÃO DE DOCUMENTAÇÃO QUE ACONTECEU EM CURRAIS NOVOS



Aconteceu hoje na cidade de Currais Novos o mutirão coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário do RN, ligado ao Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural – PNDTR. Segundo dados da organização mais de 200 pessoas foram beneficiados com a documentação gratuita na cidade de Currais Novos. A Prefeitura Municipal foi parceira do evento ajudando no transporte das pessoas que vieram das comunidades rurais.
O vereador ODON JR acompanhou durante a manhã e a tarde a movimentação que aconteceu na AMSO em Currais Novos. Durante dias anteriores o vereador petista abordou o assunto na Câmara Municipal de Currais Novos e divulgou na mídia local, tendo inclusive participado das articulações junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, com Hugo Manso, para que o mutirão viesse beneficiar a cidade de Currais Novos.
O PNDTR esteve beneficiando 10 cidades na Serra de Santana e no Seridó, mais de 2000 pessoas foram beneficiadas com o programa, que leva cidadania para a Zona Rural, com prioridade para as mulheres.

FOTOS DO MUTIRÃO DE DOCUMENTAÇÃO QUE ACONTECEU EM CURRAIS NOVOS NA AMSO


A fotografia da documentação era feita na hora

O vereador ODON JR com Hugo Manso do MDA

Jovens fazendo a documentação

O vereador ODON JR com jovens da comunidade BOM SUCESSO

Pessoal do INCRA participando da atividade

Fila para fazer a documentação

quinta-feira, maio 28, 2009

IFRN DE PARABÉNS

A MANIFESTAÇÃO QUE ACONTECEU DURANTE A MANHÃ NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS É A PROVA QUE O EXERCÍCIO OUSADO E PACÍFICO DA CIDADANIA PODE ALCANÇAR GRANDES OBJETIVOS. TODOS OS CORAJOSOS TRABALHADORES E ESTUDANTES DA IFRN QUE FORAM AS RUAS NO DIA DE HOJE ESTÃO DE PARABÉNS, COM ESSA OUSADA MANIFESTAÇÃO SE CONQUISTOU RESPOSTAS DO GOVERNO MUNICIPAL. FOI PRECISO A COMUNIDADE DA IFRN FAZER UMA GRANDE MOVIMENTAÇÃO PARA PROVOCAR SOLUÇÕES E RESPOSTAS. ESSA MANIFESTAÇÃO PODERIA SER EVITADA SE A PREFEITURA SE ANTEVESSE E PROCURASSE A INSTITUIÇÃO PARA INFORMAR COMO ESTAVA A SITUAÇÃO DA OBRA DO ASFALTO, COMO ASSIM NÃO FOI FEITO, A COMUNIDADE TEVE FIBRA PARA IR BUSCAR A RESPOSTA. PARABÉNS IFRN!

DIA HISTÓRICO EM CURRAIS NOVOS


Depois de muito tempo sem haver grandes movimentações na cidade, trabalhadores e estudantes se reuniram e fizeram manifestação reivindicando o asfalto até o Campus da IFRN de Currais Novos. O protesto começou em frente a entrada da UFRN de Currais Novos onde estudantes, servidores, professores, motoristas dos carros que trazem estudantes de outras cidades e populares pararam a via que dá acesso a IFRN em Currais Novos. Outros transportes que passavam na via só eram parados e só continuavam o trajeto depois de apoiar o movimento organizado pela comunidade do IFRN. Mototaxistas, agricultores, trabalhadores e moradores das imediações estavam solidários a manifestação que ocorria. Depois que a mídia veio registrar a manifestação, todos os carros que estavam presentes e transportes sairam numa grande carreata pelas principais ruas da cidade, pedindo o apoio da população. A carreata finalizou na Praça Desembargador Tomaz Salustino em frente à Prefeitura, onde os estudantes gritavam palavras de ordem como: “QUEREMOS A ESTRADA, QUEREMOS A ESTRADA” e “SAIMOS DA CAMA PARA TIRAR O PÉ DA LAMA”. Em pouco tempo o advogado Zé Maria, representante da Prefeitura, pediu que fosse tirada uma comissão para ser recebida pelo Prefeito Municipal.
O vereador ODON JR que acompanhou o movimento desde o seu início, tendo discursado em apoia a luta unitária da comunidade, também foi convidado por estudantes e servidores para participar da conversa com o Prefeito Municipal.
Depois de muitas dúvidas e conversas sobre a obra no Gabinete da Prefeitura Municipal, a comissão escutou dos Secretários e do Prefeito Municipal que a obra será iniciada logo após o período chuvoso. Os estudantes Madson e Leandro que estavam presentas na reunião também reivindicaram um trabalho paliativo da Secretaria de Obras até o fim do período chuvoso.

COMUNIDADE DO IFRN REALIZA MANIFESTAÇÃO EM PROL DE MELHORIAS DO ACESSO A INSTITUIÇÃO

Estudantes e Servidores do Campus Currais Novos movimentaram as ruas da cidade

Na manhã desta quinta-feira (28/05), alunos e servidores do Campus Currais Novos do IFRN, realizaram manifestação em prol de melhorias do acesso a instituição que é uma área servida por um trecho de estrada sem calçamento (estrada de barro) que se encontra cada vez mais intransitável, onde com o advento das chuvas, carros tem quebrado, motos atolado, transportes alternativos (taxi e moto-taxi) se recusando a chegar até a escola, obrigando alunos e servidores a caminharem a pé sobre a lama e quando não se recusam, cobram mais caro e reclamam durante todo o percurso.
Vale salientar que, a instituição já conta mais de 800 alunos e mais de 80 servidores que se beneficiarão com a obra, além da comunidade em geral.
A programação iniciou com uma paralisação nas imediações da UFRN e parque de exposição (inicio da estrada de barro), onde foi interrompido o trânsito que dá acesso ao IFRN, foram feitas manifestações com carro de som, em seguida, saíram em carreata nas principais ruas da cidade, encerrando a movimentação na praça Desembargador Tomaz Salustino (em frente a prefeitura da cidade), onde por intermédio da assessoria jurídica da prefeitura fomos recebidos em comissão (alunos, servidores) acompanhados inclusive pelo vereador Odon Jr. para audiência com o prefeito e alguns assessores.
Na audiência, a prefeitura se comprometeu em tomar medidas paliativas com relação ao acesso ao IFRN e adjacências de imediato. A respeito da obra propriamente dita, foi informado que a empresa executora só iniciará a obra após período chuvoso, obra esta que deverá ter uma duração de aproximadamente 15 dias, no entanto, salientou-se a necessidade da passagem molhada não prevista no orçamento da obra, fato que já era de conhecimento da comunidade da instituição, informou-se também que a obra não é asfalto, e sim movimentação de terra e pintura simples de piche (chamado TSS – tratamento simples). Segundo informaram, o custo da passagem molhada é de R$ 58.309,37, que estão pleiteando junto ao Estado autorização para remanejamento de recursos de outras obras de mesma natureza e, conseqüentemente, redimensionamento do projeto para a obra, onde informaram que ainda não tiveram sucesso junto ao governo do Estado.
Comprometeu-se a marcar nova reunião para próxima semana com vice-governador para pleitear liberação do recurso supracitado e redimensionamento da obra, como também, convidou para que nesta reunião tivesse representação da instituição para reforçar o pleito.
A avaliação geral é que a movimentação gerou repercussão em toda a cidade, com boa cobertura da imprensa local, além disso, na reunião com a prefeitura se sinalizou pelo menos para ações paliativas, no entanto, resultados concretos e positivos com relação a execução da obra carece de concretude, pois os recursos para a tal passagem molhada ainda não estão garantidos, e a prefeitura municipal passou a responsabilidade destes recursos e conseqüente execução da obra para o governo do Estado.
Desta forma, quem quer seja o responsável, esperamos que esta obra seja realizada o mais breve possível, pois a comunidade do IFRN está clamando por resultados concretos que até agora não aconteceram, apenas estamos no plano das “promessas”.

FLASHES DA MANIFESTAÇÃO OUSADA DOS ESTUDANTES E SERVIDORES DA IFRN EM BUSCA DO ASFALTO ATÉ A INSTITUIÇÃO











quarta-feira, maio 27, 2009

CGU lança cartilha para ajudar vereador a fiscalizar prefeitura



A Controladoria-Geral da União (CGU) lança nesta quarta-feira (27) a cartilha O Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais, com orientações básicas para os vereadores acompanharem o trabalho das prefeituras. Será às 20h30 no Hotel Nacional.

O documento vai ser lançado na abertura do 2º Encontro Nacional de Vereadores. De acordo com a cartilha, os vereadores têm o papel de analisar se a atividade do prefeito atendeu às leis, o bem da comunidade e os princípios básicos aplicáveis ao setor público.

O texto estará disponível em forma impressa com 45 páginas e no site www.cgu.gov.br.

VEREADOR ODON JR SOLICITA INCLUSÃO DO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS NO PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR



O vereador ODON OLIVEIRA DE SOUZA JÚNIOR requer à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado expediente ao Secretário Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Fabian Saraiva, requerendo que o município de Currais Novos seja colocado no grupo das cidades que serão contempladas com o Programa PROJOVEM trabalhador do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual.
Currais Novos é uma cidade-pólo do Seridó do Rio Grande de Norte, com grandes potencialidades na área mineral, de comercio, de serviços, agricultura e pecuária, além de possuir um setor educacional em crescimento. Com mais de 43 mil habitantes o município mais importante da Região do Seridó Oriental precisa de mais investimentos em políticas públicas de Juventude. Com isso o Programa PROJOVEM TRABALHADOR vem trazer mais dignidade para os jovens da região que precisam se profissionalizar para garantir sustentabilidade e oportunidades de trabalho.
Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do ProJovem Trabalhador. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.
O ProJovem Trabalhador unificou os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. A faixa etária foi ampliada para jovens entre 18 e 29 anos. Anteriormente, os programas atendiam aos jovens de 16 a 24 anos. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de freqüência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula.
O programa será desenvolvido em parceria com os estados, sociedade civil e iniciativa privada e visa estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora.

terça-feira, maio 26, 2009

BOM EXEMPLO x MAU EXEMPLO – PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA



Lendo alguns BLOGS do RN, avistamos nas notícias do BLOG DE MARCOS DANTAS que o Prefeito de Caicó quer aderir ao Programa Minha Casa, Minha vida do Governo Federal. Bem que a Prefeitura Municipal de Currais Novos poderia tomar o mesmo exemplo e ajudar a cidade a crescer, gerar renda e garantir moradia para a população. Essa do Governo Municipal silenciar sobre este programa do Governo Federal é um bom exemplo para os que acham que esse Governo do DEM trará desenvolvimento para Currais Novos. Será que estão esperando o FORRONOVOS para construir uma Casa de Taipa? Casa de Taipa não é um bom exemplo para a vida de ninguém.

segunda-feira, maio 25, 2009

PALAVRA DOS PETROLEIROS

Para o coordenador da FUP (Federação Única dos Petroleiros), João Antonio de Moraes, o objetivo do PSDB e do DEM com a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobrás é "travar a lei do petróleo e impedir que o Brasil tenha o controle sobre as imensas riquezas do pré-Sal". Na verdade, sublinhou, é uma sabotagem que atende aos interesses do cartel transnacional que explora o setor, pois "o pré-Sal é a grande fronteira petrolífera descoberta depois dos anos 80 e como os países centrais estão sem saída na questão energética, cada vez mais dependentes do nosso petróleo, se voltam para cá".
"Defendemos a retomada do controle da sociedade através do Estado para que o país possa saldar sua dívida social histórica, constituindo um Fundo Social Soberano para ser invertido em saúde, educação e moradia para o povo brasileiro", acrescentou Moraes.

Natal (RN) terá manifestação em defesa da Petrobras na terça-feira (26)

Entidades sindicais, movimentos sociais e parlamentares vão promover na próxima terça-feira (26 ) uma manifestação em Natal, em defesa da Petrobras e por uma nova legislação para o setor do petróleo. Durante o ato, os manifestantes vão dar um abraço simbólico à sede local da Petrobras. A manifestação é em continuidade ao movimento nacional "Parar a Petrobras é parar o Brasil, iniciado nesta quinta-feira, 21, no Rio de Janeiro, pela Federação Única dos Petroleiros, CUT, UNE, Ubes, MST, entre outras entidades dos movimentos sociais.
Manifestações têm sido programas em todo o país, após a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal destinada a investigar se a estatal cometeu sonegação fiscal e se fez repasses irregulares de royalties a prefeituras. Segundo a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), a mobilização reforça a urgência de uma nova legislação para garantir o controle estatal e social das reservas brasileiras de petróleo e gás. “Esse movimento é para defender a Petrobras, evitar ataques à soberania nacional e denunciar o golpe que alguns senadores querem dar na empresa.”

MANIFESTO EM DEFESA DA PETROBRAS NO RN


Clique na imagem para aumentar


Clique na imagem para aumentar