sábado, março 21, 2009

SITE DO 1° FÓRUM DE CULTURA CURRAISNOVENSE E 2° DIA DA POESIA



Acessem o site e vejam as informações e a programação do 1° FÓRUM DE CULTURA CURRAISNOVENSE E 2° DIA DA POESIA – (www.culturacurraisnovense.blogspot.com). O evento foi organizado por diversos grupos de Currais Novos desde o mês de fevereiro de 2009. São mais de 10 atrações culturais do dia 27 até o dia 28 de Março e discussões sobre políticas públicas na área de cultura.

APRESENTAÇÕES

Grupo Amantes de Machado de Assis
Antônio Francisco (Mossoró)
Interação poética com o Grupo Casarão de Poesia
Apresentação do Grupo Caçuá de Mamulengos
Orquestra de Violões do Seridó Oriental
Grupo de Choro Cangaia
Grupo Teatral Arte Viva (Santa Cruz)
Cordel do Pau Quebrado
Wescley & Érica
Banda Radiola de Ficha

REALIZAÇÃO

MANDATO POPULAR DO VEREADOR ODON JR
GRUPO CASARÃO DE POESIA
GRUPO CAÇUÁ DE MAMULENGOS
SINTSERPUM
IFRN

APOIOS – ENTIDADES E EMPRESAS QUE APOIAM A CULTURA POPULAR

FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO – GOVERNO DO RN
CASA DE CULTURA POPULAR
SINTE-RN
ÓTICAS MIRNA
CERSEL
VVC – DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS
AÇÚCAR NECTAR
REI DO VIDRO
DEPUTADA FEDERAL FÁTIMA BEZERRA

SINTE DIZ QUE PREFEITA MICARLA É AUTORITÁRIA


Micarla e Fátima Cardoso (SINTE-RN)
A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, considera precipitado o pedido de ilegalidade da greve dos professores da rede municipal, que completa 20 dias hoje. Para ela, não houve negociação entre o município e a categoria. A Prefeitura de Natal justifica a ação dizendo que faltou sensibilidade à proposta da atual administração. O secretário de Comunicação, Jean Valério, destacou o compromisso do município no reajuste salarial de 12%, sendo 7% relativo às perdas e 5% de aumento real. ‘‘A ação deverá ser julgada na próxima segunda-feira. Esperamos que a justiça seja sensível à proposta da Prefeitura. A irredutibilidade da categoria diante das nossas propostas configura um argumento substancial para o ingresso da ação’’, justifica.
‘‘Achamos a ação muito precipitada da prefeita considerando que estamos no décimo oitavo dia de greve. E no processo de negociação as partes precisam ceder. A prefeita não cedeu nada porque não negociou. Queremos um outro patamar de relação que não seja esse, uma relação autoritária. Pedir a ilegalidade significa uma atitude conservadora’’, criticou Fátima Cardoso.
A greve dos professores das escolas municipais foi decretada em dois de março. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) o movimento tem adesão de 80% dos professores municipais e 85% dos estaduais. A estrutura da educação municipal de Natal tem 45 mil alunos, 74 escolas e 3,7 mil professores. São esses que reivindicam a retroatividade para janeiro do pagamento de perdas salariais de 12%, definidas pela administração Carlos Eduardo Alves para serem incorporados ao salário a partir de abril. Eles também querem que outros 29% de perdas sejam pagos em parcelas do próximo mês até dezembro.
Uma nova assembleia da categoria está marcada para a segunda-feira, às 14h, na Escola Estadual Winston Churchill. A categoria decidirá sobre a continuidade do movimento.

sexta-feira, março 20, 2009

BOLSA-FAMÍLIA REDUZ IMPACTO DA CRISE E SERVE DE MODELO PARA OUTROS PAÍSES, DIZ OIT

Um relatório produzido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) indica que a ampliação do programa Bolsa Família pode contribuir para estimular o consumo interno e amortecer o impacto da crise mundial entre as camadas mais pobres da população no Brasil.
O documento, que está sendo discutido nesta quarta-feira durante reunião da Comissão de Emprego e Política Social da organização, apresenta uma análise do programa social brasileiro, com base em dados fornecidos pelo governo e outros estudos independentes.
"Como a população de baixa renda têm forte propensão ao consumo para suprir necessidades básicas, acreditamos que a extensão do programa vai contribuir para aumentar a demanda de alimentos e produtos de primeira necessidade, além de promover o desenvolvimento local", afirmou à BBC Brasil um dos autores do estudo, Vinícius Pinheiro.
No final de janeiro, o governo brasileiro anunciou a extensão dos benefícios a 1,3 milhões de novas famílias. Estudos citados pela OIT apontam que o dinheiro recebido pelas famílias contempladas pela ajuda social é utilizado principalmente na compra de alimentos, roupas e material escolar.
"O Bolsa Família tem um papel anticíclico", diz Pinheiro. "Por um lado, representa um fluxo de renda estável e regular, ajudando a população de baixa renda a manter ou mesmo a melhorar o nível de vida. Por outro, estimula a demanda, promovendo o comércio e o desenvolvimento local."
Segundo o pesquisador, os recursos do Bolsa Família, que representam 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, acabam sendo "reinjetados" na economia.

JOSÉ DIRCEU PARTICIPA DE DEBATE EM NATAL-RN



José Dirceu faz debate sobre "Crise Mundial, Governo Lula e os Desafios de 2010", nesta sexta-feira (20/03), às 19h, no plenarinho da Assembléia Legislativa, em Natal. O evento é aberto ao público.

RESUMO DA ATUAÇÃO DE ODON JR (PT) NA SESSÃO DE 19 DE MARÇO

REQUERIMENTO DE MOÇÃO DE APOIO A LUTA DO DCE-UFRN

Requer à Mesa, na forma regimental, que seja inserido na ata dos trabalhos da Sessão de hoje, Moção de Apoio a luta DCE-UFRN e dos estudantes da UFRN em prol da melhoria do transporte universitário.
A assembléia geral dos estudantes da UFRN realizada ontem, 18 de março, convocada pelo Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos, resultou em um ato público na frente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano.
Após longas explicações, o Secretário Municipal, Kelps Lima, afirmou que a frota do Circular seria ampliada em 50%, mas que se faz necessário definir quem vai pagar por essa ampliação, se as empresas municipais ou as intermunicipais, de forma que em uma semana já haveria essa definição.
Paradas descobertas, ônibus lotados e espera, muita espera. Estas são características do serviço do ônibus circular que é utilizado por estudantes universitários diariamente. Os alunos da UFRN se reuniram na manhã de ontem para promover um ato pacífico reivindicando o aumento na frota do circular para a comunidade universitária. Cerca de 100 estudantes participaram da assembleia na Reitoria. De lá, os alunos foram até a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU).
Os estudantes lembram que a universidade ampliou o número de vagas e a infra-estrutura deve acompanhar esta expansão.

REQUERIMENTO DE MELHORIA DA VIA DE ACESSO A COMUNIDADE NEGROS DO RIACHO

O Vereador ODON OLIVEIRA DE SOUZA JÚNIOR requer em caráter de urgência urgentíssima que seja feita a manutenção da via de acesso e, posterior de projeto de uma passagem molhada em um ponto nesta mesma via à comunidade Negros do Riacho, esta localizado na fazenda Serrota Preta, no sentido de que os membros desta comunidade e outros produtores rurais possam se deslocar com segurança, e que seja resguardado o direito de ir e vir, principalmente, no período de inverno.

FALA DE ODON JR NO GRANDE EXPEDIENTE

Na sua fala o vereador ODON JR, do PT de Currais Novos, levantou questionamentos acerca de alguns artigos do Projeto de Lei que trata do Piso do Magistério Público da Educação de Currais Novos. Pelo que constava no artigo do Projeto de Lei, não estava sendo incluida a regência de classe para os profissionais que dão suporte a sala de aula como direção e administração escolar, planejamento, orientação educacional, coordenadores pedagógicos, supervisores e inspetores, assim como diz o artigo 22 da Lei do FUNDEB:

Art. 22. Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.
Parágrafo único. Para os fins do disposto no caput deste artigo, considera-se:
I - remuneração: o total de pagamentos devidos aos profissionais do magistério da educação, em decorrência do efetivo exercício em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Estado, Distrito Federal ou Município, conforme o caso, inclusive os encargos sociais incidentes;
II - profissionais do magistério da educação: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica;
III - efetivo exercício: atuação efetiva no desempenho das atividades de magistério previstas no inciso II deste parágrafo associada à sua regular vinculação contratual, temporária ou estatutária, com o ente governamental que o remunera, não sendo descaracterizado por eventuais afastamentos temporários previstos em lei, com ônus para o empregador, que não impliquem rompimento da relação jurídica existente.

O vereador do PT também mostrou uma publicação do Governo Federal que tem no PORTAL FEDERATIVO que foi criado para auxiliar os municípios na implementação das políticas públicas. No material existem mais de 170 programas do Governo Federal diretamente para os municípios. O vereador do PT fez um apelo para que o Governo Municipal do DEM tenha acesso a esse material para que a cidade de Currais Novos venha a ganhar vários investimentos do Governo Federal. Mesmo o governo federal tendo um gestor que é do PT, mas esse mesmo governo tem atuado de forma republicana independente de cores partidárias, disse o petista.
ODON JR também usou a palavra para pedir resposta do Governo Municipal sobre o convênio da Prefeitura com a UFRN, onde os estudantes (que são professores) estão muito apreensivos, pois já estão no fim do curso de graduação e chegou à informação de que a Prefeitura Municipal não fez o pagamento deste convênio a UFRN.

quinta-feira, março 19, 2009

EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA VOLTA A CRESCER EM FEVEREIRO

Em fevereiro de 2009, o saldo da geração de empregos no Brasil foi de 9.179 postos com carteira assinada, representando um crescimento de 0,03% sobre o estoque de assalariados celetistas do mês anterior. Esse comportamento favorável, embora modesto, demonstra importante reação do mercado de trabalho formal brasileiro após três meses consecutivos de resultados negativos

MANDATO DO VEREADOR ODON JR (PT) PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO DA GREVE ESTADUAL EM NATAL-RN



O mandato do vereador ODON JR (PT) esteve hoje pela manhã no Centro Administrativo do Governo Estadual dando apoio a greve dos professores estaduais. Na ocasião foi socilizada uma nota pública do mandato do vereador ODON JR apoiando a greve, que se iniciou desde 2 de Março de 2009.
Na nota pública o vereador ODON JR argumenta que o momento é propício para lutar por melhoria salarial, melhores condições de trabalho e de estrutura para a educação do Rio Grande do Norte. Na nota o vereador cita o achatamento salarial da categoria desde o ano de 2006.

ESTUDANTES DA UFRN REALIZAM ATO PÚBLICO



A assembléia geral dos estudantes da UFRN realizada ontem, 18 de março, convocada pelo Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos, resultou em um ato público na frente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano.
Após breve discussão no auditório da Reitoria, formaram-se grupos de mobilização que passaram novamente nas salas de aula convidando os estudantes para o ato. Feita a mobilização, os estudantes lotaram dois ônibus e seguiram rumo à STTU, onde se exigiu que o Secretário Municipal Kelps Lima saísse para ouvir nossas reivindicações e responder publicamente.
Após longas explicações, o Kelps afirmou que a frota do Circular seria ampliada em 50%, mas que se faz necessário definir quem vai pagar por essa ampliação, se as empresas municipais ou as intermunicipais, de forma que em uma semana já haveria essa definição.
Já no que diz respeito ao valor da tarifa e ao novo aumento, ele cedeu inúmeras informações que recaem sobre a falta de controle do poder público sobre o sistema de transportes. A resolução concreta do problema seria a abertura do processo de licitação das linhas municipais, que somente deve ocorrer em 2010, resposta que nada nos agrada.
Por isso, convocamos de imediato uma audiência pública com a presença de representantes da UFRN, entidades estudantis, do Secretário Kelps Lima, bem como de toda a comunidada acadêmica. A audiência está prevista para dia 26 de março (quinta-feira), no auditório da Reitoria, às 15h (falta apenas confirmar a disponibilidade do local).
A intenção é ampliar a mobilização dos estudantes e tornar públicas as respostas da STTU, para assim caminharmos para a solução das problemáticas de nosso sistema de transporte público.
Paradas descobertas, ônibus lotados e espera, muita espera. Estas são características do serviço do ônibus circular que é utilizado por estudantes universitários diariamente. Os alunos da UFRN se reuniram na manhã de ontem para promover um ato pacífico reivindicando o aumento na frota do circular para a comunidade universitária. Cerca de 100 estudantes participaram da assembleia na Reitoria. De lá, os alunos foram até a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU).
Enquanto a ampliação não é efetivada os alunos reivindicam mudanças. O presidente do Centro Acadêmico de História, Henrique Rodrigues, 28 anos, relata que não há regularidade nos horários dos ônibus e que o serviço não é satisfatório. “O circular é insuficiente para dar conta de todo mundo. Sempre está lotado e durante o dia é muito quente. É uma situação de extremo desconforto”, afirma Henrique. Ele fala ainda que é necessário rever a sinalização das pistas da UFRN, visto que o campus está se tornando uma via para desafogar o trânsito na BR.
Wilson Silva, 23 anos é estudante do cursinho da UFRN e esclarece que outra reivindicação dos estudantes é contra o possível aumento no valor das passagens, previsto para junho. Segundo o secretário adjunto de Transporte Público, a STTU mantem a intenção do aumento mas garante que ainda não está definido o novo valor.
O estudante de odontologia Artur Leite, 19 anos, fala que para ele o problema maior é a lotação de manhã cedo e diz ter medo de andar quando há muitas pessoas no ônibus. “Se acontece um acidente, como vai ser com tanta gente dentro?”, questiona. Outro aluno, Francilberto Diego, 21 anos, lembra que a universidade ampliou o número de vagas e a infra-estrutura deve acompanhar esta expansão.

quarta-feira, março 18, 2009

PROTÓGENES QUEIROZ ELOGIA LULA E DILMA

O delegado federal Protógenes Queiroz elogiou o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff. Em evento na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quando foi tratado como celebridade, o delegado atacou a revista VEJA, que segundo ele, presta um desserviço ao país.
"Só não sei a serviço de quem", suspeitou.
Queiroz foi ao Recife para participar de um debate sobre corrupção no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, promovido pelo blog Acerto de Contas, e passou o último fim de semana em um hotel em Porto de Galinhas, no litoral sul, descansando com a mulher e o filho, que também estiveram na universidade.
Em entrevista coletiva concedida antes do evento, o ex-condutor da operação Satiagraha disse que a matéria da Veja pretende antecipar a eleição de 2010 e que já acionou o seu advogado para processar a revista.
Protógenes tratou de fazer rasgados elogios ao presidente Lula: "O presidente que mais trabalhou neste país. E tentam achincalhá-lo aqui, numa revista que não tem credibilidade nenhuma. Não se pode fazer isso com um presidente da República", disse Queiroz. Sobre Dilma Rousseff , ele afirmou que a ministra "prestou serviços relevantes ao país" e é "uma das maiores ministras da Casa Civil" que o Brasil já teve. "Ninguém fez mais do que essa mulher, do que essa autoridade, do que essa senhora". Eu lanço expressamente que nem a ministra Dilma Rousseff e nem o ex-ministro José Dirceu foram alvos da investigação.

Fonte: Blog da Dilma

Quem é Protogenes Queiroz?
Protógenes Queiroz é delegado da Polícia Federal. Foi quem efetuou a prisão de Paulo Maluf, do contrabandista Law Kin Chong, de Daniel Dantas (banqueiro), de Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

www.vicentecunha.com.br

REQUERIMENTO DO VEREADOR ODON JR (PT) NA SESSÃO DE 17 DE MARÇO

Requer seja realizada audiência pública sobre o tema “políticas públicas de juventude e formação do Conselho Municipal de Juventude na cidade de Currais Novos”.
Em nível nacional o Governo Federal já possui a Secretaria Espacial de Políticas Públicas de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude que recentemente teve eleição. O nosso desejo é que a cidade de Currais Novos possa tanto a nível governamental como de sociedade discutir e ter entidades e orgãos que possam construir políticas públicas para a juventude.
No ano de 2008 o Governo Lula realizou a primeira Conferência Nacional de Juventude que mobilizou jovens das diversas cidades desse país para discutir prioridades de políticas para este segmento tão importante. O jovem curraisnovense, Francisco de Assis Silva, representou a cidade de Currais Novos neste debate tão importante, tendo sido classificado entre os 22 jovens do estado do Rio Grande do Norte que foram para a Conferência Nacional em Brasilia.
Uma marca da nossa juventude é a diversidade, assim como é o povo brasileiro, a idéia da Audiência Pública vem reforçar a necessidade do debate dos diversos grupos de jovens que formam a nossa sociedade para que possamos encontrar uma forma consensual de efetivar as políticas nessa área.

AGENDA SEMANAL DO MANDATO DO VEREADOR ODON JR (PT)

Segunda-feira

Noite – Reunião do Fórum Municipal de Cultura e Dia da Poesia

Terça-feira

Tarde – distribuição de informativos do mandato nas escolas municipais

Noite – Sessão da Câmara Municipal

Quarta-feira

Manhã – Reunião do Fórum Municipal de Cultura e Participação da na Assembléia dos Professores Municipais.

Quinta-feira

Manhã – participação do mandato na Mobilização Grevista dos Professores Estaduais na Cidade de Natal-RN

Noite – Sessão na Câmara Municipal

Sábado

Tarde – Participação no FORO COMUNITÁRIO promovido pelo vereador Luciclaudio do PT de Santa Cruz-RN que reunirá lideranças populares no Bairro Paraíso.

segunda-feira, março 16, 2009

RELATO DE UM PROFESSOR DO ESTADO RN SOBRE A GREVE DA EDUCAÇÃO – ARGUMENTOS BEM FUNDAMENTADOS

Veja a disparidade tomando como base o meu contracheque e os aumentos do salário mínimo concedidos nos últimos anos.
No ano de 2005 o salário mínimo era de R$ 300 reais. Foi nesse ano que o governo criou o plano de carreiras.
No inicio de 2006 ela (governadora) juntou todas gratificações, transformou tudo em salário para os professores instituindo assim o PCCR. Passei a receber como salário base R$ 620,00. Meu ganho básico era, na época, de 2, 07 salários.
O Governo Federal então deu 16,67% de aumento salarial. De R$ 300 reais foi para R$ 350,00. mas eu continuei com os mesmos R$ 620,00 reais. Agora eu recebia de vencimento básico 1,77 salários.
Em 2007 o governo Lula aumentou o salário em mais 8,57%. Saiu de R$ 350,00 para R$ 380,00. Mas nós professores continuamos ganhando o mesmo percentual de antes. No meu caso; R$ 620,00. Agora eu recebia de salário básico, 1,63 salários.
No ano seguinte, 2008, o governo Federal eleva o salário mínimo para R$ 415,00. Um reajuste de 9,21%. Mas eu, professor da rede estadual de ensino publico do Rio Grande do Norte, continuava ganhando R$ 620,00. – 1,49 salários...
2009 chegou, e mais uma vez o salário mínimo brasileiro foi reajustado: 12% de aumento. Todavia eu e tantos outros professores da Educação Pública do Estado Rio Grande do Norte continuamos ganhando pelo nosso trabalho os mesmos R$ 620,00 como vencimento básico. Agora 1,33 salários mínimos..
Dessa forma temos a seguinte situação:
De março de 2006 até fevereiro de 2009, se passaram 35 meses e nesse período; tomando como base o meu contracheque, o meu salário base e de tantos outros professores da rede pública estadual tivemos, ao invés de aumento, um decréscimo. Saímos de 2,07 salários para 1,33 salários. (0,74 a menos).
Se o governo da prof. Vilma de Faria tivesse aumentando todos os anos nossos vencimentos de acordo com o reajuste do salário mínimo dado pelo governo Federal, a situação era outra bem diferente.

a) 2006 = 300,00 + 16,67% + 350,00 / 620,00 + 16,67% = 723,35

b) 2007 = 350,00 + 8,57% + 380,00 / 723,35 + 8,57% = 785,34

c) 2008 = 380,00 + 9,21% + 415,00 / 785,34,00 + 9,21% = 857,67

d) 2009 = 415,00 + 12% + 465,00 / 857,67 + 12% = 936,66

O piso salarial já estaria praticamente implantado e nós realizando nossa função de muito bom grado... Em relação ao professor(a) é essa a nossa luta e é este o nosso chamamento.
Alem disso tem a questão do PCCR do Profissional da educação que este mesmo governo prometeu que ao implementar o dos professores e especialista da educação imediatamente convocaria uma comissão com representantes da categoria para elaboração do mesmo, o que até agora não deu a menor importância. E portanto não abriremos mão deste ponto nesse momento. E sobre isso eu chamo a atenção destas três categoria para se ligarem em acompanhar as negociações no sentido de não aceitar mais uma vez ficarem de fora.

Um fraterno abraço
Gabriel – Diretor de Formação Sindical e Educacional
SINTE/RN – Regional de Umarizal.

TEXTO DO BLOG DO PROFESSOR MENDES – (
www.mendigomolotov.blogspot.com)

PETISTA É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE


Com 38 votos, o representante do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), Davi Barros Araújo, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Juventude. O segundo candidato, Valério Bemfica, do Centro Popular de Cultura, obteve 12 votos. A eleição, realizada na última terça-feira (10/3), em Brasília, durante a 16ª reunião do colegiado, contou com a participação de 50 conselheiros e registrou uma abstenção. Para a vice-presidência foi eleito Danilo Moreira, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, que exerceu o cargo de presidente em 2008.
O Conselho é composto por 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais, que são eleitos para um mandato de dois anos. A presidência e vice-presidência são alternadas, anualmente, entre os representantes dos dois segmentos.
Criado em 2005, o Conjuve desempenha um importante papel na consolidação da política nacional de juventude e teve participação fundamental na realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude, em abril de 2008. No ano passado, a presidência e vice-presidência foram exercidas, respectivamente, por Danilo Moreira, que é secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, e Maria Virgínia de Freitas, representante da ONG Ação Educativa.
Uma das propostas do mandato do vereador ODON JR é a criação do Conselho Municipal de Juventude para debater e fiscalizar as políticas públicas de juventude no município de Currais Novos. O vereador do PT em breve vai reunir a juventude para discutir a formação desse conselho.