sábado, janeiro 24, 2009

ENTREVISTA COM ODON JR

Neste domingo estará sendo públicada uma entrevista com o vereador ODON JR (PT) no BLOG DADOS CORROMPIDOS: www.dadoscorrompidos.blogspot.com
Confiram!

14° FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO

A governadora Wilma de Faria abre oficialmente nesta segunda-feira (26), às 18h, a 14ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que acontece no Centro de Convenções de Natal. Durante os dias em que ocorre o evento, 155 cooperativas cadastradas no Programa Estadual de Artesanato (Proart) - que representam o trabalho de mais de dois mil artesãos potiguares - vão expor suas melhores peças. O Governo do Estado é parceiro do evento, cuja expectativa de público chega a 80 mil.
Nos dez dias de Feira, os artistas do Proart, que é coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), terão dois espaços: o Artesanato Popular, que terá artefatos feitos de materiais como côco, biscuit, bijouteria, cabaça, entre outros, e o Salão do Artesanato Potiguar, onde estarão produtos feitos de matérias-primas que são referência do Estado, como palha, sisal, bordados, cerâmica e madeira.
Na edição de 2008 da Fiart, foram comercializados 4.916 itens de artesanato do Rio Grande do Norte, totalizando um faturamento de R$ 132 mil reais. Dentro das atividades do evento, o Governo do Estado promove, em conjunto com o Sebrae e a organização da Fiart, o 4º Seminário de Artesanato Potiguar, que discutirá temas importantes para a categoria, como cooperativismo e exportação. Os resultados dos debates serão compilados num documento com propostas, que será entregue à governadora, ao governo federal e aos prefeitos eleitos do Rio Grande do Norte.
PROART - Criado em 2003, o Programa de Artesanato estimula a produção artesanal potiguar beneficiando os produtores com o Microcrédito, em que eles recebem até R$ 1.000 para investirem no seu negócio. Além disso, são dados descontos no mercado local para compra de matéria prima, assessoria jurídica gratuita, isenção do ICMS na emissão de notas fiscais, e os artesãos podem participar gratuitamente dos estandes do Governo do Estado nas feiras de artesanato. O Governo também oferece incentivos para que os lojistas norte-riograndenses consumam as peças produzidas pelos artistas locais.

12° CONEB DA UNE




O companheiro Francisco de Assis (Kiko) esteve participando do Conselho Nacional das Entidades de Base da UNE, representando o curso de Administração de Currais Novos na delegação da UFRN. Na sua participação Kiko foi oposição a Direção Majoritária da UNE, que há diversos anos monopoliza a política da entidade, degenerando a representação do movimento estudantil a nível nacional. Mas algumas diretrizes importantes foram tomadas nessa grande reunião nacional de base: Reforma Universitária da UNE, Conjuntura Internacional, Luta pela Educação e Meia-Entrada.

INÍCIO DE CAMPANHA???

Quem será que está bancando esse início de Campanha?
Será que aprovaram o financiamento público de campanha no Congresso Nacional?
Será o da CPMF que ainda está correndo nas veias abertas da America Latina?

QUE VIDA BOA OH OH OH

Se essa moda de fazer festa depois de saída de liminar pega! Diz aí. Já ouvimos falar de festa para comemorar diversas coisas, mas essa foi à primeira para comemorar uma liminar. Isso é que é gostar de promover festa, pena que não trouxeram Aviões do Forró com o dinheiro deles. Se trouxerem agora vai ser com o dinheiro do contribuinte.

sexta-feira, janeiro 23, 2009

NOVELA DOS PNEUS NO RIO SÃO BENTO

Chegaram informações que o IDEMA está visitando Currais Novos nessa manhã para averiguar a situação dos PNEUS no Rio São Bento. Em lugar nenhum do mundo se têm conhecimento da utilização de pneus para aterrar poços em rio.

EXPECTATIVA DA LIMINAR

Os correligionários de Geraldo Gomes e Milena Galvão estão na expectativa da liminar para os dois voltarem a Prefeitura de Currais Novos-RN. Só que essa decisão recente, marcará politicamente a história dos dois.

LEMBRANDO


Clique na imagem para aumentar

Ministério do Meio Ambiente anuncia redução de queimadas até 2020

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou que o plano de Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar - a ser anunciado em fevereiro - virá acompanhado de uma novidade: uma lei nacional para a redução progressiva de queimadas de palha nos 7 milhões de hectares de lavouras já consolidadas, entre 2010 e 2020. Além disso, a lei proibirá queimadas nos 6 milhões de hectares que serão abertos até 2017. "O Brasil estará 100% livre de queimadas em 2020", disse Minc. "Esse é um ganho muito importante porque, na queimada, se elimina matéria orgânica - com perda de biomassa que geraria energia -, se emite CO2 e se agride o pulmão dos trabalhadores."

CUT: Queda de 1% na Selic contraria especuladores que esperavam menos

O presidente da CUT, Artur Henrique, divulgou nota a respeito da decisão do Copom de reduzir a taxa básica de juros (Selic) de 13,75% para 12,75%.
A CUT considera pouco o índice de 1% de redução, mas afirma a pressão do movimento sindical contribuiu para o índice anunciado pelo Copom, já que os especuladores e o mercado financeiro apostavam em um índice ainda menor.

Crise no mundo globalizado motivará debates no Fórum Social Mundial

Um Fórum Social Mundial revitalizado pela crise global, terá sua nova edição entre 27 deste mês e 1º de fevereiro em Belém. A crise na economia mundial promoverá na capital paraense um debate mais concreto sobre “o caráter da crise” e o modelo de desenvolvimento, disse Cândido Grzybowski, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), e um dos primeiros organizadores do FSM. Está prevista a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento nos dias 29 e 30, deixando de lado do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
O Fórum surgiu em 2001 de uma iniciativa “contra a globalização que agora está em crise”, disse Grzybowski. “Uma agenda mais clara” sobre alternativas de desenvolvimento deve surgir desse encontro de Belém, afirmou. Isso significa maior “convergência nos debates” de um fórum que há anos tenta superar a excessiva fragmentação de idéias e atividades.
Em Belém espera-se a participação de mais de cem mil pessoas em cerca de 2.600 atividades, entre seminários, conferências, assembléias, atos culturais, marchas e outras formas de debate e manifestação, além de reuniões paralelas, como as de autoridades locais e as do Acampamento Intercontinental da Juventude. O fórum termina com o “Dia das Alianças”, dedicado a assembléias de coalizões e redes para aprovar ações conjuntas. Este mecanismo pretende estimular aglutinações que avançaram pouco em edições anteriores, reconheceu o diretor do Ibase.
A escolha de Belém, na Amazônia, faz prever também uma ênfase na questão ambiental e climática, além de social. Será a oportunidade de dar voz aos indígenas, ribeirinhos, extratores e outros povos da Amazônia. Os movimentos e as organizações sociais da Amazônia querem discutir modelos de desenvolvimento e alternativas locais.

CUT lança publicação sobre Convenção 111 da OIT no Fórum Social Mundial

A Secretaria Nacional de Políticas Sociais, a Comissão Nacional Contra a Discriminação Racial da CUT – CNCDR/CUT e a Fundação Friedrich Ebert (FES) lançarão na Tenda Mundo do Trabalho (no auditório da CUT), do Fórum Social Mundial 2009, uma publicação sobre a Convenção 111 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) “A Igualdade Racial – na sociedade, no trabalho, na vida”.
O material é uma contribuição para que os sindicatos das mais diversas categorias de trabalhadores brasileiros possam incorporar a promoção da igualdade de condições e o combate à discriminação em suas lutas.
Para o coordenador da Comissão Nacional Contra a Discriminação Racial da CUT, Marcos Benedito, a Convenção 111 que foi ratificada em 1968 pelo governo brasileiro, é uma ferramenta eficaz no combate a discriminação racial no ambiente de trabalho. “O lançamento da publicação, que é fruto dos seminários realizados entre a CNCDR/CUT e a FES é um marco importante para o movimento sindical”, salienta.

LANÇAMENTO DE LIVRO DE CURRAISNOVENSE


Clique na imagem para aumentar

ENTREVISTA

Na entrevista com o blog nesta quinta-feira(22), o vereador Odon Jr. afirmou que a grande prioridade de seu mandato como vereador é que a cidade cresça. O jovem vereador ainda soltou o verbo e expôs seus pensamentos sobre como a política é conduzida:
"Dois mandatos é o suficiente para se mostrar o trabalho na Câmara, mais do que isso transforma a política em profissão. E a política não é uma profissão, é vocação", disse Odon.
Ele afirmou também que não importa estar na oposição ou na situação, mas que boas idéias devem ser bem-vindas pela administração em busca do crescimento da sociedade curraisnovense. E sobre os recentes acontecimentos que levaram a cassação do prefeito Geraldo Gomes e da vice Milena ele foi direto:
"Eu espero que a justiça seja feita. Espero que seja dada uma resposta da justiça aos acontecimentos das eleições 2008".
O blog parabeniza o vereador Odon Jr. por ser o primeiro vereador eleito do PT de Currais Novos e, também, por suas lutas e opiniões como pessoa pública. A íntegra da entrevista, como de costume, na madrugada de sábado para domingo.

ENTREVISTA COM ODON JR

DOMINGO O BLOG “DADOS CORROMPIDOS” DE FAHAD PUBLICARÁ UMA ENTREVISTA COM O VEREADOR ODON JR DO PT DE CURRAIS NOVOS. CONFIRAM NO: WWW.DADOSCORROMPIDOS.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, janeiro 22, 2009

NOTA DE PESAR



Deus é grande, Deus é forte, Deus é amor! Que ele possa confortar a família de Durval Filho, um jovem feliz, cheio de vida, que tinha toda uma história pela frente. Não dá pra aceitar tamanha violência ao qual estamos expostos. A sociedade precisa se unir contra a violência, contra a impunidade, não podemos silenciar diante de fatalidades como essa e que acontecem todos os dias. Amanhã pode ser o seu amigo ou o seu parente. Tudo isso causado pelas desigualdades sociais que são imensas e geram graves problemas na sociedade. Esperamos justiça! E essa justiça só prevalecerá um dia com a união de todos. Fique com Deus Durval Filho!

ODON JR

quarta-feira, janeiro 21, 2009

ANIVERSÁRIO DE LUCIANA



Amanhã é o aniversário da amiga Luciana Carvalho, o PT de Currais Novos deseja muita luz, saúde, amor e poesia. Diante do aniversário será realizada uma noite de poesia na Casa de Cultura Popular, a partir das 19h30min, os presentes dos participantes serão doados para o Abrigo dos Velhos de Currais Novos. Parabéns pela bela iniciativa Luciana!

PREFEITO E VICE DE CURRAIS NOVOS SÃO CASSADOS POR ABUSO DE PODER ECONÔMICO

Em decisão monocrática na manhã desta quarta-feira (21) o juiz eleitoral Valdir Flávio Lobo Maia cassou o mandato do prefeito do município de Currais Novos, Geraldo Gomes de Oliveira e de Milena Galvão Ferreira de Souza, vice-prefeita.
O processo N° 211/2008 que trata de investigação judicial eleitoral por movimentação ilícita de recursos de campanha eleitoral e gastos ilícitos, capitação ilícita de sufrágio com pedido de tutela antecipada foi intentado por José Marcolino de Barros e pela “Coligação Avança Currais Novos” em desfavor da “Coligação Currais Novos Unida com Competência e Honestidade”, Geraldo Gomes de Oliveira e Milena Galvão Ferreira de Souza sob os dispositivos 30-A e 41-A, ambos da Lei n° 9.504/97.
Em sua sentença o juiz Valdir Flávio concluiu que nos autos existem provas materiais e testemunhais contundentes que justificam a decisão. “Constam nos autos declarações firmadas por diversas pessoas dando conta do recebimento de dinheiro, cesta básica ou material de construção em troca do voto”, afirmou. De acordo com Valdir Flávio “houve sim a captação ilícita do sufrágio pelos demandados e não de forma isolada, mas de uma maneira estarrecedora, escancarada, como nunca se viu antes, em flagrante inobservância à norma inserida no dispositivo 41-A da Lei nº 9.504/97”.
Além da cassação imediata do mandato do prefeito e da vice-prefeita a sentença multa os dois em 25.000 (vinte e cinco mil) UFIR. De acordo com a lei o Tribunal Regional Eleitoral deverá realizar uma nova eleição no município. “Considerando que a cassação do diploma do Sr. Geraldo Gomes de Oliveira anulou mais de 50% (cinqüenta por cento) dos votos (13.380 de um total de 25.477), mister se faz a realização de nova eleição majoritária, nos termos do art. 224 do Código Eleitoral e de pacífica jurisprudência”, explicou o juiz.

FONTE:
http://www.tre-rn.gov.br/nova/

terça-feira, janeiro 20, 2009

FÁTIMA LUTANDO PELO SERIDÓ


Hugo Manso do MDA e Odon Jr


Deputada Fátima e Francisco (Prefeito de Parelhas)

NA VISITA A FEIRINHA DE SÃO SEBASTIÃO NO DOMINGO PASSADO, A DEPUTADA FEDERAL FÁTIMA BEZERRA PROMETEU CONTINUAR TRABALHANDO PELA CIDADE DE PARELHAS E POR TODO O SERIDÓ. A DEPUTADA VAI CONTINUAR MANDANDO EMENDAS PARA A REGIÃO E DISSE QUE IRÁ LUTAR PRA TRAZER UMA EXTENSÃO DO CEFET PARA A CIDADE DE PARELHAS.
FÁTIMA SÓ EM CURRAIS NOVOS NESSES ÚLTIMOS ANOS MANDOU DIVERSAS OBRAS: CEFET, CALÇAMENTOS, PRAÇA DE SKATE, PRAÇA CRISTO REI, REFORMAS DE ESCOLAS E SEMPRE TEM TRABALHADO EM DEFESA DA LUTA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO, A LUTA AGORA É PELA IMPLANTAÇÃO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO.

LULA GARANTE MANUTENÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA R$ 465 EM FEVEREIRO

O salário mínimo vai valer R$ 465 no próximo dia 1º de fevereiro. O novo valor, que respeita acordo firmado entre o governo federal, a CUT e as demais centrais no final de 2007, está garantido, apesar de pressões políticas que o Executivo vem sofrendo para refrear o reajuste.
A garantia foi dada na noite desta segunda-feira (19) pelo presidente Lula, durante audiência com as centrais, marcada a pedido da CUT. Lembrado pelo presidente da Central, Artur Henrique, de que a lei que formaliza a política de valorização do salário mínimo não foi votada ainda pelo Congresso, o que poderia abrir brecha para os conservadores que já voltaram a defender redução de investimentos e um mínimo mais baixo, Lula disse que o acordo será cumprido.
O reajuste do salário, conforme o acordo conquistado na 4ª Marcha do Salário Mínimo, incorpora a inflação do ano anterior e o percentual de crescimento do PIB registrado dois anos antes. Em 2009, portanto, o aumento real deve ser de 5,7%. O acordo prevê igualmente a antecipação do reajuste em um mês, de modo que comece a ser pago no dia 1º de janeiro a partir de 2009. No ano passado, o reajuste veio em março.

A BUSCA POR MEDICAMENTOS

Já existem diversas pessoas procurando medicamentos na unidade farmacêutica da Policlinica e de lá voltam apenas com a esperança de que a situação estará sendo resolvida. Muitas pessoas tem se dirigido ao Ministério Público para garantir sua medicação, gente que toma medicamentos a mais de 30 anos. Foi relatado ao nosso BLOG também que essa situação foi comunicada a algumas rádios da cidade, mas elas fazem questão de não falar sobre essa situação, há pouco tempo atrás a nossa cidade era coberta de problemas, hoje parece que esses problemas já não mais existem. Será?

PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO



Há uma expectativa muito grande em relação ao pagamento do PISO por parte da Prefeitura de Currais Novos aos educadores do município, pois em recente audiência pública promovida pelo SINTE-RN com a presença da Deputada Federal Fátima Bezerra, foi enviado convite para o prefeito eleito e não houve resposta de sua acessoria nem para justificar a falta do mesmo numa audiência tão importante.
O Vereador ODON JR do PT vai juntar esforços para ser formada na Câmara a Frente Parlamentar Municipal em Defesa da implantação do Piso Nacional, para dialogar com a administração municipal com vistas a garantir a implantação dessa política em Currais Novos.

LEMBRANDO



Clique na imagem para aumentar

segunda-feira, janeiro 19, 2009

MANDATO VIGILANTE 1

UMA DAS BOAS FERRAMENTAS PARA SE FISCALIZAR O DINHEIRO PÚBLICO DO MUNICÍPIO E OS ATOS ADMINISTRATIVOS DA PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS ERA O DIÁRIO OFICIAL ATRAVÉS DA INTERNET QUE FOI IMPLANTADO NA GESTÃO PASSADA DE ZÉ LINS. ESPERAMOS QUE O NOVO GOVERNO MUNICIPAL POSSA COLOCAR NO AR E ATÉ MELHORAR O SITE QUE DIVULGAVA OFICIALMENTE OS ATOS DO GOVERNO MUNICIPAL.

SAUDAÇÕES

ODON JR – VEREADOR DO PT DE CURRAIS NOVOS-RN

domingo, janeiro 18, 2009

EDUCAÇÃO É ARMA CONTRA PROGRAMAS RUINS NA TV

Advogado e coordenador da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, Augustino Feit, afirma que programas de TV considerados violentos e de baixa qualidade são impostos à população pelas emissoras.
A educação é uma forte arma contra a chamada "ditadura da TV". O advogado e coordenador da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, Augustino Feit, aposta na mudança cultural da população para forçar as emissoras a tirarem do ar os programas violentos, de forte exposição sexual ou que humilham as pessoas.
Feit, que trabalha diretamente com rádios comunitárias, diz que localmente as emissoras têm mais audiência do que as redes de TV. No entanto, perdem na análise mais global, de todo o país. Um dos motivos é que os programas televisivos considerados "de baixaria" acabam estimulando a violência e a sexualidade no espectador, que assim fica preso à TV.
"Se a gente fizer uma medição de audiência de rádios comunitárias que transmitem produção local, das comunidades onde estão instaladas em comparação á mídia televisiva, você vai ter uma audiência muito maior na comunitária", diz.
Feit refuta o argumento das emissoras, de que as pessoas assistem aos programas porque querem. Ele diz que a população, principalmente a mais pobre, acaba não tendo alternativa como ir ao parque e ao cinema ou teatro, e assim acaba restrita à televisão.
"Não querem não. O que acontece é que falta alternativas. As televisões dizem que se você não gosta de um programa você tem a possibilidade de pegar o controle remoto e mudar de canal. Mas se você pegar a TV aberta, que chega a 90% da população, são obrigados a assistir aquilo que é levado pelas grandes tvs", afirma.
A campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania tem um ranking de reclamações da população sobre os programas considerados de má qualidade. A Rede TV lidera a lista.

ENTREVISTA SOBRE A QUESTÃO PALESTINA X ISRAEL

A escritora e professora aposentada Fatima Kalil vive na Cisjordânia, território palestino ocupado pelos israelenses. Ela estava visitando parentes em Santana do Livramento, na Campanha, e participou do protesto em apoio ao povo palestino realizado em Porto Alegre (RS) na última terça-feira (13).
Em entrevista, Fatima relata a difícil situação dos palestinos devido aos ataques militares de Israel na Faixa de Gaza e em toda a Cisjordânia. Para a escritora, os ataques israelenses não querem atingir o Hamas, mas sim dizimar a população palestina.

Agência Chasque: Como está a situação dos palestinos com a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza?

Fatima Kalil: A situação é muito difícil e complicada. Israel acredita que está num país que não tem povo, que os palestinos são um empecilho para ele. Desde a entrada de Israel na Faixa de Gaza muitas cidades foram destruídas, a maioria dos palestinos foi expulsa do território. Israel continua construindo assentamentos dentro do território palestino e toma propriedades, não-satisfeito com tudo o que já pegou desde antes de 1940. O pequeno pedaço que sobrou para os palestinos está sendo roubado; Israel torna a região cada vez mais insuportável de viver para que os palestinos vão embora dali e deixem a região para ele. Os israelenses dividiram as cidades pequenas e as capitais no próprio território ocupado - hoje, para um palestino chegar até Ramallah (que é a cidade principal) é preciso atravessar barreiras feitas por Israel. Existem hoje em torno de 600 barreiras israelenses no território da Cisjordânia, além do muro que separa os dois países.

Israel afirma que sua ofensiva militar é uma resposta a ataques promovidos recentemente pelo Hamas. Na sua opinião, o argumento justifica a ação?

O objetivo da matança promovida por Israel é o povo palestino, independente de ser inocente ou não, ou independente de qualquer partido - seja Hamas ou Fatah. As balas não diferenciam as crianças dos membros do partido. Até porque não teria como. O importante para eles é que morram palestinos.

A atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à ofensiva militar de Israel tem sido eficaz?

A presença da ONU na região é de uma parte positiva e de outra negativa. Isso porque Israel não considera as leis e não respeita as resoluções do órgão. Para ele, nada disso interessa.

O que espera com os diversos protestos que ocorrem em todo o mundo contra a invasão israelense e em apoio aos palestinos?

Eu espero que os protestos consigam mudar a opinião pública. Sei que é muito difícil, mas é o que espero. Temos que tentar, não podemos desistir. Agradecemos ao Brasil por ser amigo nosso e nós somos seu amigo.

Tradução de Nasser Muhamad, de Santana do Livramento (RS).