quinta-feira, julho 16, 2009

CURTAS

- A APHECN estará na Feirinha de Santana com uma pequena barraca, quase em frente da Rádio Ouro Branco, para divulgar suas atividades e conscientização com DVDs, mensagens, folders divulgando a luta contra as Hepatites e a prevenção das doenças.

- O PT do Paraná comemorou a sanção pelo governador Roberto Requião da Lei nº 16.176 que amplia em 60 dias a licença-maternidade das servidoras públicas no Paraná. Com a mudança, elas poderão se licenciar por seis meses, em vez de quatro. “O PT quer agora sensibilizar o governo do Estado para fazer uma campanha de adesão das empresas privadas à Lei, já que se elas adotarem os 180 dias poderão descontar o custo desta funcionária durante esses dois meses, do imposto de renda devido”, comentou Gleisi Hoffmann, presidente do PT do Paraná.

- Na cidade de Currais Novos, o vereador ODON JR deu entrada na Câmara em um projeto aumentando a licença-maternidade para seis meses, mas os vereadores pediram para voltar para as comissões. Mesmo assim a Prefeitura Municipal não se sensibilizou em enviar um Projeto para a Câmara Municipal concendo a Licença-Maternidade de seis meses, já que argumentaram que a função é do executivo.

- Mais um programa de Rádio nessa sexta-feira a partir das 7h45min até as 8h00min na 95 FM do mandato do vereador ODON JR e do mandato da Deputada Fátima Bezerra. O vereador petista ODON JR irá abordar a temática da educação no seu pronunciamento.

- Tivemos informação de uma ação de perseguição que foi feita para que um artista da terra que tem preferência por outro grupo político na cidade não participasse do Auto de Santana que acontecerá em Currais Novos nesse período festivo. É muita falta do que fazer pelo município!

quarta-feira, julho 15, 2009

PRONAF: AGRICULTORES FAMÍLIARES GANHAM NOVO PRAZO PARA RENEGOCIAÇÃO



Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária que estão inadimplentes no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) têm até 30 de outubro para ir aos bancos e aderir à renegociação das dívidas. A medida vale para os agricultores que estavam inadimplentes até 30 de abril de 2008. O novo prazo foi concedido na última semana pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Os interessados em pagar toda a dívida com desconto ou renegociar têm até 30 de novembro. Caso o agricultor opte pela renegociação, terá que pagar 1% do valor total da dívida até este prazo.
O diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), João Luiz Guadagnin, orienta que o agricultor precisa ir a agência onde tem o financiamento e assinar o pedido de renegociação ou liquidação. “O banco deve fornecer uma cópia do pedido ao agricultor, pois esta é a prova de que fez o pedido dentro do prazo”, avisa.
Com a renegociação da dívida, mesmo que o financiamento já tenha vencido, será permitida a prorrogação da dívida sem a cobrança de juros pelo período em atraso, ou seja, serão cobrados apenas os juros normais do financiamento.

terça-feira, julho 14, 2009

Ministra Dilma Roussef virá a Natal e Mossoró no dia 3 de agosto

Está confirmada a vinda da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a Natal e Mossoró, prevista para o dia 3 de agosto. Na capital a pré-candidata à Presidência deverá avaliar as obras do PAC e no Oeste vai liberar recursos para um grande projeto viário. Também discutirá as obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que está previsto para este segundo semestre a primeira licitação para que a iniciativa privada assuma a obra.

MAIS UMA REUNIÃO DO PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA – SERIDÓ/RN



Acontecerá a sétima reunião do Colegiado do Territórios da Cidadania do Seridó neste ano de 2009, que será realizada no próximo dia 17 de julho (sexta feira), das 08:30 às 13 horas, no Centro de Treinamento da EMATER do Município de Lagoa Nova. O mandato do vereador ODON JR (PT) vai participar da reunião. É meta do mandato petista de Currais Novos participar ativamente do Programa do Governo Federal que pretende diminuir as desigualdades sociais e melhorar a vida das pessoas que vivem na Zona Rural.

Essa é a programação da reunião:

- Participação da Rede de Controle Social do PAA - Leite – Atualização e debate do Programa do Leite Estadual e do PAA – Leite Governo Federal – SETHAS;
- Informações sobre a Criação de uma Base de Serviços no Território do Seridó e Mapeamento de empreendimentos da agricultura familiar para a Central de Comercialização – IDS;
- Apresentação dos municípios que aderiram ao Garantia Safra 2009/2010, no Território do Seridó – SAPE;
- Proposta de ampliação do Colegiado Territorial do Seridó – MDA/SDT;
- Apresentação dos Nomes dos Consultores que iram trabalhar na reformulação/atualização do PTDRS no Território do Seridó.
- Encaminhamentos

segunda-feira, julho 13, 2009

CURRAIS NOVOS NO GARAGEM DO FAUSTÃO

Caros Leitores deste BLOG, tem um pessoal de Currais Novos concorrendo no QUADRO GARAGEM DO FAUSTÃO... vale a pena conferir... e como não custa nada... dar a nota tb... segue o link pra acessar o video...

http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1078644,00.html

LEI DO PATRIMÔNIO VIVO AGORA É REALIDADE



Agora é realidade. A Lei do Patrimônio Vivo, apresentada pelo deputado Fernando Mineiro em 22 de agosto de 2007 e aprovada pela ALRN em outubro do mesmo ano, finalmente foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Isso significa que folcloristas e mestres da cultura popular com mais de 20 anos de atividades culturais no RN já podem se inscrever e concorrer a uma bolsa de auxílio mensal.
O processo de licitação (inscrição) está aberto até o dia 20 de agosto, na Fundação José Augusto. Podem participar pessoa física ou juridica (grupos) que tenham atuação cultural comprovada e moradia há pelo menos duas décadas no estado do Rio Grande do Norte. Também é necessário ter nacionalidade brasileira. (Leia edital para saber mais)
Serão 10 bolsas no valor de R$ 750, para pessoa física e R$ 1.500, para pessoa jurídica, pagas pela FJA. O concurso será realizado anualmente. No caso dos grupos, é necessário apresentar o estatuto, bem como não ter qualquer fim lucrativo.
Além de poder utilizar o título de Patrimônio Vivo do RN, os beneficiados terão prioridade na análise de projetos no Sistema de Incentivo à Cultura do Estado.
"Uma lacuna será suprida", declara o folclorista e ex-presidente do Conselho de Folclore do Rio Grande do Norte, Deífilo Gurgel. "Até hoje não havia auxílio para bricantes, grupos e artistas individuais do folclore. Agora eles terão condições de sobreviver e apresentar seus trabalhos", afirma.
Para Deífilo um dos pontos mais interessantes da lei é a possibilidade dos "patrimônios vivos" repassarem seu conhecimento através de cursos, oficinas e palestras. De acordo com a minuta de edital do concurso, serão promovidos "programas, atividades e projetos de ensino e aprendizagem de seus conhecimentos e técnicas, promovidos pela Fundação José Augusto, com todas as despesas custeadas pela mesma".
"Os mestres terão obrigação de transmitir conhecimento. Isso é ainda melhor do que quando eu conseguia pensões vitalícias para alguns deles", conta o folclorista. Como Deífilo explicou, há algum tempo ele já havia tomado uma iniciativa parecida, porém pontual.