quinta-feira, janeiro 01, 2009

Mudando De ideologia$

Interessante, muito interessante o nosso Brasil de ideologias mil. Brasil de um povo culto e de doutores. Pois bem, nesta virada de ano percebo mais uma vez que nosso povo que se veste de branco é como o “maluco beleza” - que era uma metamorfose ambulante.
Quem era liberal, agora é comunista. Quem já foi comunista agora é situacionista. Quem disse que era socialista, agora recebe dinheiro para trabalhar, e por aí vai...
Acho que se Marx e Engels tivessem nascido no Brasil já teriam virado a casaca em troca de alguns trocados num cargo comissionado e até mesmo Adam Smith aqui não faria muito sucesso e trocaria sua obra literária por algum cargo em algum governo municipal.

OBS: ESSA SAIU DA ESQUINA DAS VIRTUDES

quarta-feira, dezembro 31, 2008

MENSAGEM DE FIM DE ANO

VAMOS AGRADECER POR 2008 E VAMOS CONSTRUIR 2009 COM MUITA GARRA!
A TODOS E TODAS MUITA SAÚDE, PAZ E AMOR NESTE ANO QUE VAI CHEGANDO!

ESSES SÃO OS VOTOS DO PT DE CURRAIS NOVOS.

FATOS SOBRE A SAÚDE PÚBLICA DO RN

Setores de médicos do RN estão em greve há quase 70 dias.
Governo decreta estado de calamidade pública na rede hospitalar do RN.
De quem é a culpa: do governo que paga pouco aos médicos ou das cooperativas médicas que cobram caro pelos seus serviços prestados ao Estado RN? Coorporativismo ou Baixo investimento do Estado?
Minha interpretação dos fatos para o problema é que cada um tem uma dose de culpa. Tanto o governo investe pouco e mal os recursos da saúde, quanto existe uma dose de coorporativismo médico, que achou essa brecha das cooperativas médicas para faturar em cima do Estado, mais um pouco do que o Estado deveria pagar com justiça a esses profissionais, que não aceitam ser concursados da rede pública (pois o estado paga pouco) e assim os médicos mantém seu monopólio através das cooperativas em algumas especialidades.
O que acho mais interessante é que sempre faltam médicos nos diversos lugares do RN, mas não se aceita que brasileiros formados no curso de Medicina em Cuba possam atuar como médicos no Brasil. E quando se fala em criar cursos de medicina por aí à gritaria do Conselho Federal de Medicina é grande. Aonde iremos chegar com tamanho impasse? Vocês já devem saber.

LULA SANCIONA LEI QUE CRIA INSTITUTOS FEDERAIS DE TECNOLOGIA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou segunda-feira, dia 29, a Lei nº 11.892, que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. A Lei foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A medida significa uma nova realidade para os jovens brasileiros. Com os institutos, presentes em todos os estados, aumenta o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia.
Criados a partir da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas a universidades, os institutos nascem com 168 campi e chegarão a 2010 com 311. No mesmo período, as vagas serão ampliadas de 215 mil para 500 mil.
No Rio Grande do Norte, haverá um instituto, 11 campi e 13,2 mil vagas. A reitoria será instalada em Natal e os campi, em Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal (campus Central e campus Zona Norte), Pau dos Ferros e Santa Cruz.
Os institutos vão oferecer metade das vagas ao ensino médio integrado ao profissional, para dar ao jovem uma possibilidade de formação já nessa etapa do ensino. Na educação superior, haverá destaque para os cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos (30% das vagas). Outros 20% serão reservados a licenciaturas em ciências da natureza - o Brasil apresenta grande déficit de professores em física, química, matemática e biologia. Ainda serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

Pesquisa

Os institutos terão forte inserção na área de pesquisa e extensão para estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estender os benefícios à comunidade. Eles terão autonomia, nos limites da área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos e para registrar os diplomas. Ainda exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais. Cada instituto é organizado em estrutura com vários campi e proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria.
"Estamos oferecendo ao país um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica, aproveitando o potencial da rede existente. Os institutos responderão de forma mais ágil e eficaz às demandas crescentes por formação de recursos humanos, difusão de conhecimentos científicos e suporte aos arranjos produtivos locais", diz Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Os institutos integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Histórico

Durante cem anos, o RN contava apenas com duas unidades do Cefet, uma em Natal e outra em Mossoró. Em menos de oito anos, a deputada Fátima Bezerra conquistou mais 11 novas unidades para o Estado. Em Natal, a Zona Norte foi o bairro contemplado com um Centro. Os outros 10 Cefets foram para os municípios de Currais Novos, Ipanguaçu, Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Parnamirim e Nova Cruz.

terça-feira, dezembro 30, 2008

ANIVERSÁRIO DO PRESIDENTE DO PT



HOJE É O ANIVERSÁRIO DO PRESIDENTE DO PT DE CURRAIS NOVOS, O COMPANHEIRO OTTO NETO. NOSSOS DESEJOS DE SAÚDE, PAZ E FELICITAÇÕES PARA O AMIGO, ESSES SÃO OS VOTOS DOS MEMBROS DO PT DE CURRAIS NOVOS.

INCOMPATIBILIDADE DOS VEREADORES

Relativamente aos casos de incompatibilidade dos Vereadores, transcrevemos o art. 54 da Constituição Federal, fazendo-se as adaptações necessárias:

Os vereadores não poderão:

I – desde a expedição do diploma
(As proibições que especificamos, a seguir, já incidem antes de o vereador tomar posse, a partir de sua diplomação pela Justiça Eleitoral):

a) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.


O vereador eleito não poderá desde a diplomação firmar contrato com a administração pública nem mantê-lo, significando com isso, que se antes da sua diplomação ele mantinha contrato com o município, deverá desfazê-lo. É caso de incompatibilidade negocial.

b) aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades constantes na alinea anterior.

II – desde a posse
(Trataremos, agora, das incompatibilidades do vereador empossado, no exercício pleno de seu mandato)

a) ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com a pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.

b) ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades referidas no inciso I, a.

c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso 1, a.

d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

BC: ALTA DO DÓLAR REDUZ DÍVIDA PARA MENOR NÍVEL DESDE 1998

A dívida líquida do setor público em novembro chegou ao patamar de R$ 1,04 trilhão, o que equivale a 34,9% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor representa o menor patamar desde maio de 1998, quando a relação dívida/PIB registrava 33,9%. Na comparação com outubro, a dívida teve recuo de 1,4 ponto percentual na mesma base de comparação, informou nesta terça-feira o Banco Central (BC).
Superávit atinge R$ 134,8 bi até novembro.
"A relação dívida líquida/PIB é a mais baixa desde maio de 1998, quando era de 33,9%. (É justificada) pelo esforço primário e pela depreciação cambial que se observou no período. É uma redução bastante expressiva, e a tendência dessa relação dívida/PIB é de desaceleração", explicou Lopes, destacando que a cada 10% de alta do dólar se reduz em 1,5 ponto percentual a relação dívida/PIB.
"(Este indicador) é de fundamental importância para um país como o Brasil. Mostra a condição de solvência do país. É um indicador de maior confiança ao investidor, principalmente o externo, e isso reflete mais investimento e mais geração de empregos", completou o chefe do Departamento Econômico.

NEPOTISMO

FALAM PELA ESQUINA DAS VIRTUDES QUE O TAL DO NEPOTISMO ESTÁ VOLTANDO, MAS DIZEM QUE É ALGO TRANSFIGURADO, SEM DEIXAR RASTROS.

segunda-feira, dezembro 29, 2008

CONVITE



O PT DE CURRAIS NOVOS CONVIDA OS FILIADOS, SIMPATIZANTES E AMIGOS PARA MARCAREM PRESENÇA NA POSSE DO 1° VEREADOR ELEITO PELO PARTIDO NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS. A SOLENIDADE DE POSSE ACONTECE NO NOVO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS, NO DIA 1° DE JANEIRO DE 2009, A PARTIR DAS 17 HORAS.