sexta-feira, agosto 07, 2009

RESUMO DA ATUAÇÃO DE ODON JR (PT) NA SESSÃO DE 6 DE AGOSTO DE 2009

ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO ACESSO A UFRN

O vereador ODON JR requereu que seja encaminhado à Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Serviços Urbanos expediente solicitando iluminação pública, em ponto antes da entrada ao Campus da UFRN de Currais Novos que está completamente escuro, na Rua Manoel L. Filho, no Bairro Valfredo Galvão. Essa é uma preocupação constante dos moradores daquela localidade e alunos da rede federal de ensino – UFRN e IFRN, que tem em seus itinerários a referida rua, pois, o deslocamento destes em boa parte se faz a pé.

PROJETO DE LEI PARA BENEFICIAR AGRICULTORES FAMILIARES DE CURRAIS NOVOS

A comercialização dos produtos da Agricultura Familiar – historicamente, o calcanhar de aquiles no desenvolvimento da atividade – acaba de ganhar um expressivo aliado. Trata-se da
Lei Nº 11.947, sancionada em junho pelo Presidente Lula, determinando que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares, sem licitação. Os recursos são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), repassados ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que por sua vez abrange todas as escolas públicas e filantrópicas do país, da educação infantil ao ensino de jovens e adultos. Nessa última sessão do dia 06 de Agosto na Câmara, o vereador ODON JR afirmou que irá enviar um projeto de lei municipal, baseado na Lei N° 11.947, para beneficiar os agricultores familiares de Currais Novos.

quarta-feira, agosto 05, 2009

CARAVANA DE CULTURA EM CURRAIS NOVOS COM A PRESENÇA DO MINISTRO



O mandato do vereador ODON JR (PT) participou nessa terça-feira pela manhã de uma reunião na Casa de Cultura Popular com o Senhor Raimundo Melo e vários grupos culturais e artistas de Currais Novos. O objetivo da reunião foi organizar para o dia 27 de Agosto uma grande Caravana de Cultura do Seridó, que terá como sede a cidade de Currais Novos.
Na sessão da Câmara Municipal de 04/08, o vereador petista divulgou essa grande agenda cultural que acontecerá em Currais Novos. Quem estará no dia 27 de Agosto é o ministro da cultura, Juca Ferreira. A caravana de Cultura do Ministério escolheu 11 cidades brasileiras para realizar esse evento. Currais Novos foi à única cidade do Rio Grande do Norte a ser escolhida e será a primeira do Brasil a ter o evento. Segundo um membro do Ministério da Cultura, Currais Novos foi uma das sedes escolhidas por ser uma cidade destaque na Cultura do RN, pois existem grupos organizados, artistas reconhecidos nacionalmente e essas pessoas fazem o município ter uma vida cultural diferenciada, as tradições artísticas e culturais do povo do Seridó são muito fortes.
O vereador ODON JR disse na Câmara Municipal que a semente deste grande evento foi plantada no 1° FORUM DE CULTURA E 2° DIA DA POESIA, onde foi mostrado para os gestores estaduais que a base cultural de Currais Novos tem um grande poder de organização, mesmo sem ter nenhum apoio do poder público municipal. “O diferencial dos artistas curraisnovenses está na organização dos grupos que acreditam na cultura de forma coletiva e transformadora”, disse ODON JR. No dia 13 de agosto acontecerá uma reunião em Currais Novos com prefeitos e gestores de todos os municípios do Seridó. O Ministério da Cultura pretende trazer caravanas de artistas e grupos de todas as cidades do Seridó, haverá um cortejo dos artistas pelas ruas da cidade e apresentações durante todo o dia em um grande palco no centro de Currais Novos. O vereador Odon Junior, PT, tem feito um trabalho de valorização cultural no município de Currais Novos.

CURTAS

REUNIÃO DO PÓLO DO PT DO SERIDÓ

Acontecerá neste próximo sábado, (8 de Agosto) a partir das 9h00 da manhã, na Câmara Municipal da cidade de Parelhas, a reunião do Pólo do PT do Seridó. Vários militantes dos vários municípios do Seridó estarão presentes para discutir a organização partidária. A escolha da cidade de Parelhas se deu pela importância estratégica, onde o PT está comandando a terceira maior cidade do Seridó e o companheiro Francisco do PT está fazendo uma administração referência para todo o estado do Rio Grande do Norte.

O VEREADOR ODON JR ENTROU COM REQUERIMENTO PEDINDO A INCLUSÃO DA COMUNIDADE MARCAÇÃO NO PSF

Outra solicitação que o vereador ODON JR recebeu da população, é que o PSF possa chegar até a comunidade da Marcação (Zona Rural de Currais Novos). Existe uma demanda de acompanhamento médico regular naquela localidade e a Secretaria Municipal de Saúde precisa solucionar esse problema, levando atenção básica para as várias comunidades da Zona Rural de Currais Novos, pois é de responsabilidade da esfera municipal, decidir a estratégia de atendimento no território do município, disse o vereador petista.

2° DOSE DA VACINAÇÃO CONTRA A HEPATITE AINDA NÃO ACONTECEU

Na fala do vereador ODON JR (PT) ele cobrou da Secretaria Municipal de Saúde, que realize a 2° dose da vacinação contra Hepatite nas escolas do município. Segundo o vereador, cerce 3500 estudantes foram vacinados na primeira dose da vacina, para que a vacinação seja válida, é preciso que se tome a 2° dose após um mês da primeira dose e se tome a 3° dose após cinco meses da primeira dose. A 1° dose aconteceu no final do mês Maio e fazendo a contagem dos dias, a vacinação da 2° dose nas escolas já passou do prazo determinado. O vereador petista cobrou uma ação rápida da Secretaria de Saúde para montar uma equipe médica com o objetivo de ir às escolas do município garantir a vacinação.

segunda-feira, agosto 03, 2009

ACORDO SOBRE ITAIPU É BOM PARA BRASIL E PARAGUAI, DIZ DR. ROSINHA



O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) defendeu nesta segunda-feira (3) o acordo Brasil-Paraguai sobre a energia de Itaipu, firmado há dez dias pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo. O parlamentar lembrou que o governo brasileiro já declarou que o consumidor de energia não será afetado pelo acordo, frisou que interessa ao País que as nações vizinhas se desenvolvam e destacou que vivem em território paraguaio cerca de 400 mil brasileiros e seus descendentes, os chamados "brasiguaios". Em artigo, o parlamentar reparou que o próprio jornal norte-americano "The New York Times" reconheceu que o acordo "é um preço pequeno" diante dos objetivos da política externa brasileira e uma medida importante para a "liderança do país na região" e para a integração regional. Dr. Rosinha lembrou que “ao invés de erguer muros em suas fronteiras, como fazem os EUA em relação ao México, o Brasil demonstra solidariedade e permite ao Paraguai ampliar seus programas sociais, o combate à pobreza e os investimentos em saúde e educação”.