quinta-feira, maio 28, 2009

COMUNIDADE DO IFRN REALIZA MANIFESTAÇÃO EM PROL DE MELHORIAS DO ACESSO A INSTITUIÇÃO

Estudantes e Servidores do Campus Currais Novos movimentaram as ruas da cidade

Na manhã desta quinta-feira (28/05), alunos e servidores do Campus Currais Novos do IFRN, realizaram manifestação em prol de melhorias do acesso a instituição que é uma área servida por um trecho de estrada sem calçamento (estrada de barro) que se encontra cada vez mais intransitável, onde com o advento das chuvas, carros tem quebrado, motos atolado, transportes alternativos (taxi e moto-taxi) se recusando a chegar até a escola, obrigando alunos e servidores a caminharem a pé sobre a lama e quando não se recusam, cobram mais caro e reclamam durante todo o percurso.
Vale salientar que, a instituição já conta mais de 800 alunos e mais de 80 servidores que se beneficiarão com a obra, além da comunidade em geral.
A programação iniciou com uma paralisação nas imediações da UFRN e parque de exposição (inicio da estrada de barro), onde foi interrompido o trânsito que dá acesso ao IFRN, foram feitas manifestações com carro de som, em seguida, saíram em carreata nas principais ruas da cidade, encerrando a movimentação na praça Desembargador Tomaz Salustino (em frente a prefeitura da cidade), onde por intermédio da assessoria jurídica da prefeitura fomos recebidos em comissão (alunos, servidores) acompanhados inclusive pelo vereador Odon Jr. para audiência com o prefeito e alguns assessores.
Na audiência, a prefeitura se comprometeu em tomar medidas paliativas com relação ao acesso ao IFRN e adjacências de imediato. A respeito da obra propriamente dita, foi informado que a empresa executora só iniciará a obra após período chuvoso, obra esta que deverá ter uma duração de aproximadamente 15 dias, no entanto, salientou-se a necessidade da passagem molhada não prevista no orçamento da obra, fato que já era de conhecimento da comunidade da instituição, informou-se também que a obra não é asfalto, e sim movimentação de terra e pintura simples de piche (chamado TSS – tratamento simples). Segundo informaram, o custo da passagem molhada é de R$ 58.309,37, que estão pleiteando junto ao Estado autorização para remanejamento de recursos de outras obras de mesma natureza e, conseqüentemente, redimensionamento do projeto para a obra, onde informaram que ainda não tiveram sucesso junto ao governo do Estado.
Comprometeu-se a marcar nova reunião para próxima semana com vice-governador para pleitear liberação do recurso supracitado e redimensionamento da obra, como também, convidou para que nesta reunião tivesse representação da instituição para reforçar o pleito.
A avaliação geral é que a movimentação gerou repercussão em toda a cidade, com boa cobertura da imprensa local, além disso, na reunião com a prefeitura se sinalizou pelo menos para ações paliativas, no entanto, resultados concretos e positivos com relação a execução da obra carece de concretude, pois os recursos para a tal passagem molhada ainda não estão garantidos, e a prefeitura municipal passou a responsabilidade destes recursos e conseqüente execução da obra para o governo do Estado.
Desta forma, quem quer seja o responsável, esperamos que esta obra seja realizada o mais breve possível, pois a comunidade do IFRN está clamando por resultados concretos que até agora não aconteceram, apenas estamos no plano das “promessas”.

Nenhum comentário: