quinta-feira, dezembro 24, 2009

REQUERIMENTO DO VEREADOR ODON JR SOBRE AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

No dia 3 de Novembro de 2009, o vereador ODON JR (PT), apresentou um requerimento e fez um pronunciamento na Câmara Municipal de Currais Novos solicitando que a Prefeitura Municipal de Currais Novos enviasse para o Ministério da Saúde uma proposta através do Site do www.fns.saude.gov.br para receber uma Unidade Básica de Saúde no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).



Requerimento de ODON JR (PT) solicitando o envio do Projeto para o Ministério da Saúde.


Hoje saiu o nome das cidades do Rio Grande do Norte que receberam as Unidades Básicas de Saúde, são 16 municípios contemplados, no Seridó temos Acari e no Trairi temos a cidade de Santa Cruz.



Cidades do RN contempladas com as Unidades Básicas de Saúde - Currais Novos está fora.

Trechos da notícia no site do Ministério da Saúde:


“O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acaba de liberar R$ 225,4 milhões para construção de 880 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 779 municípios. As UBSs (veja lista por estado) são os principais locais de atuação das equipes de Saúde da Família, que trabalham em ações de prevenção e reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades. Todos os 26 estados do país e o Distrito Federal foram beneficiados. A expectativa é que, nos próximos dias, outros 200 municípios sejam beneficiados com a medida.”

“Tentamos atender todos os municípios que solicitaram o suporte no site do Fundo Nacional. As demandas foram acolhidas de acordo com o teto estabelecido para cada perfil de município. Dessa forma, a maior parte das solicitações teve resposta positiva”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça.


----------


Espero que a Prefeitura Municipal de Currais Novos tenha enviado uma proposta até o dia 19 de Novembro que era o prazo final dado pelo Ministério da Saúde, onde tornamos público na Câmara Municipal no dia 3 de Novembro, através de um requerimento e de um pronunciamento, tendo tempo suficiente para ser enviada uma proposta caso a Secretaria Municipal desconhecesse a informação, coisa que não é para acontecer. Caso a Prefeitura Municipal de Currais Novos tenha se omitido em enviar um Projeto, é uma tremenda vergonha para nosso Município, será que não existe gente capacitada na Secretaria Municipal de Saúde que seja capaz de estar atenta as informações dos Programas do Ministério da Saúde. O nome disso chama-se falta de vontade política se tiver acontecido uma omissão, ainda tenho esperança que não tenha acontecido uma omissão, seja apenas uma falta de critério após ter sido enviada uma proposta pelo nosso município. Tem programa para UBS, tem programa para SAMU, tem programa para UPAs e nada de Currais Novos buscar esses recursos. É um atraso no tempo para uma cidade do porte da nossa, que a cada dia que passa perde recursos do Governo Federal que melhorariam a vida da população em sua integralidade, perdemos esses recursos por não enviar projetos para os Ministérios. Precisamos de um Governo que busque parcerias, que vá até Brasilia e Natal buscar investimentos públicos, que bata as portas de Secretarias e Ministérios, isso não tem acontecido em Currais Novos, espero que muitos Prefeitos da região do Seridó possam seguir o exemplo do Prefeito de Parelhas, que agora é o novo presidente da AMSO, uma pessoa muito dinâmica em prol do desenvolvimento do seu município.


ODON JR – VEREADOR DE CURRAIS NOVOS-RN


-----------


Um comentário:

UNIVERSIDADE MAIS PÚBLICA disse...

Feliz Natal e um própero ano novo vereador Odon Jr.
Estamos o seguindo.