sábado, janeiro 16, 2010

ODON JR FOI ENTREVISTADO PELO INFORMATIVO JUVENTUDE EM MOVIMENTO



A equipe do informativo Juventude em Movimento entrevistou o vereador do PT Odon Júnior, que exerce seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Currais Novos. Confira!


Como se deu seu envolvimento com a política?


Odon - Participei ativamente do movimento estudantil na UFRN, sendo coordenador do DCE por duas gestões.


O que levou você a se filiar ao PT?


Odon - Desde pequeno torcia para Lula ser eleito presidente, influenciado por meu pai, que sempre teve um pensamento de esquerda. Em 2003 fui convidado a participar de uma reunião em Currais Novos e até hoje venho construindo o PT.


Você considera importante que os jovens tomem partido e até ousem disputar eleições?


Odon - Sou prova viva do protagonismo juvenil no solo potiguar. Participo das lutas sociais e exerço um mandato parlamentar. Ainda vivemos em uma sociedade muito conservadora. Para diminuir as injustiças precisamos da forte participação política dos trabalhadores e da juventude. O jovem precisa atuar no Grêmio da escola, no Conselho do bairro, no Grupo de Jovens da Igreja, no Sindicato dos Trabalhadores, na Associação Rural, nos fóruns das universidades e até dentro da própria casa, sempre levando uma mensagem contra a corrupção, contra a opressão, contra as injustiças sociais. Temos que ter representantes jovens no Parlamento e no Executivo. Os jovens representam mais de 30% da população brasileira.


Qual recado você gostaria de enviar à juventude potiguar?


Odon - Quero dizer aos jovens que só teremos uma sociedade mais igualitária se nos unirmos em prol de projetos coletivos de transformação social. Precisamos levar cidadania e dignidade para aqueles que estão excluídos e à margem da sociedade. Hoje temos bandeiras importantes para discutir, como o combate à corrupção, orçamento participativo, políticas públicas para os jovens que estão fora dos espaços de trabalho, educação, lazer e cultura. Não podemos apenas pagar impostos, é insuficiente. Temos que lutar para decidir democraticamente aonde o dinheiro dos nossos impostos será empregado. Não tenho dúvidas de que o engajamento da juventude é fundamental para construirmos um Brasil para todos.


Odon Júnior tem 24 anos e é formado em Biomedicina (UFRN).


-----------


LEIA O INFORMATIVO JUVENTUDE EM MOVIMENTO NO SEGUINTE LINK:





Nenhum comentário: