terça-feira, março 24, 2009

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO RN PEDEM REDUÇÃO DE CARGA HORARIA

Os profissionais de enfermagem de todo o país saem às ruas nesta quarta-feira, 25 de março, para lutar pela redução da carga horária para 30 horas. A data foi batizada de Dia Nacional em Favor das 30 horas. Hoje, em média, um profissional de enfermagem trabalha entre 40 e 44 horas por semana.
Em Natal, os manifestantes organizados pelas entidades ligadas à saúde, como o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do RN (SIPERN) e o Sindsaúde, além do Coren e do Cofen, se reunirão num Ato Público, a partir das 10h, em frente ao hospital Walfredo Gurgel.
O projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas, está tramitando no Congresso. Por isso, os trabalhadores esperam que as mobilizações em todo o país contribuam para pressionar os parlamentares a aprovar o projeto.
O tempo semanal de serviço desses trabalhadores é considerado desumano. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão da ONU, argumenta que a jornada de 30 horas é melhor para pacientes, usuários e trabalhadores em saúde.

Nenhum comentário: