sexta-feira, março 13, 2009

RESUMO DA ATUAÇÃO DE ODON JR (PT) NA SESSÃO DE 12 DE MARÇO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS

PROBLEMA DO CHEIRO FORTE DE GÁS NATURAL DO POSTO LAÍS EM CURRAIS NOVOS

Na sessão de 12 de Março de 2009 o vereador ODON JR (PT) utilizou o espaço do pequeno expediente para relembrar o problema de diversas pessoas que moram próximo ao Posto Laís de Currais Novos, na Avenida Dr. Silvio Bezerra de Melo, que entregaram um abaixo assinado ao vereador reclamando do cheiro forte de gás que é sentido em todas as residências naquelas proximidades e assim o parlamentar fez um requerimento que o setor competente da Prefeitura fosse averiguar o problema com urgência para que os moradores não possam ficar sendo prejudicados com a odorização do gás natural.

COMO O BRASIL TEM ENFRENTADO A CRISE

O vereador do PT também utilizou o pequeno expediente para falar das iniciativas fortes do Governo Lula contra a crise mundial, dentre elas: o PAC [Plano de Aceleração do Crescimento], que destina cerca de R$ 500 bilhões principalmente em obras de saneamento e infraestrutura; o programa nacional de habitação para a construção de 1 milhão de moradias, no qual o trabalhador que recebe até três salários mínimos vai pagar uma prestação simbólica; ele destacou também a importância do mercado interno como fator de resolução da crise, lembrando que as políticas sociais fizeram com que 20 milhões de pessoas passassem das classes C e D para a classe média.
O Brasil está em condições melhores que outros países para enfrentar a crise, pois, se antes o País quebrava e recorria ao FMI e obedecia a política recessiva do Fundo, hoje o governo é parte da solução. O governo Lula tem investido forte no crescimento do estado brasileiro, ao invés de cortas gastos essenciais, como fazia o governo de FHC, ele tem investido forte nas diversas áreas e nesse ano de 2009, são muitos os concursos a nível federal, como exemplo PRF, PF, Receita Federal etc. Agora temos um governo que enfrenta a crise de frente, sem baixar a cabeça para os países mais desenvolvidos.

PISO DOS PROFESSORES

No grande expediente o Vereador ODON JR (PT) mais uma vez fez seu discurso sobre a temática do Piso Nacional dos Professores, cobrando transparência na liberação das folhas de pagamento da educação do Governo Municipal do DEM para facilitar as discussões do sindicato. O vereador ODON JR solicitou através de requerimento essas informações, mas elas ainda não chegaram. O SINTE também tem cobrado essas informações para serem mais claras as discussões de implantação do piso, mas o governo municipal ainda não passou. O vereador lembrou que se o Governo Municipal colocar uma proposta convincente todo mundo irá ganhar, a sociedade e os estudantes que não perderão suas aulas, os professores que pelo menos inicialmente terão melhores salários e o governo municipal por ter iniciado essas mudanças na educação, que não são muito grandes, mas já é considerado um avanço.

CONVÊNIO DOS PROFESSORES

O vereador ODON JR cobrou que os colegas vereadores da situação possam averiguar a informação de que o convênio da Prefeitura com a UFRN para a formação de professores municipais não teve o seu pagamento feito por parte da prefeitura, nos chegou essa informação. É de extrema importância a manutenção dessa política de formação dos professores, só porque é um projeto do governo anterior não pode parar, é questão de sensatez política, disse o vereador do PT.

CULTURA

Também no grande expediente o vereador ODON JR abordou a organização do Fórum Municipal de Cultura e da Semana da Poesia e relatou a sua visita a escola Professor Humberto Gama onde foi incentivar a poesia e a leitura para os estudantes daquela escola municipal.

HORAS EXTRAS DOS VIGILANTES

O vereador ODON JR também pediu informações sobre o critério utilizado pelo Governo Municipal para liberar as horas extras dos vigilantes e disse que foi procurado pelo SINTSERPUM para falar sobre o assunto. A melhor solução para a democratização dessas horas extras é ser feita uma assembléia do Governo Municipal com o sindicato e discutirem a melhor distribuição dessas horas extras, de uma forma democrática, que a questão política não faça parte dos critérios dessa escolha.

FALA DO VEREADOR JOÃO NETO (DEM)

Na fala do excelentíssimo senhor presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, o vereador João José da Silva Neto, ele disse que nem Lula, nem Wilma priorizam a educação. Destacou também que o bolsa-família de Currais Novos poderia ser ampliado para 15 mil beneficiários e que Zé Lins engavetou esses projetos. Disse também que todos os banqueiros votam hoje no presidente Lula e que ele enquanto humilde vereador foi o responsável pela colocação do esgotamento sanitário do Bairro Silvio Bezerra de Melo.
Foi concedido um minuto de aparte ao vereador ODON JR, tempo que não foi suficiente para o petista rebater diversas afirmações do vereador João Neto, mas o vereador do PT ainda saiu com essa: “como pode Currais Novos subir para 15 mil beneficiários do bolsa-família, se o benefício vem em nome da mãe e o programa contempla os filhos, hoje atualmente Currais Novos recebe mais de 4 mil bolsas-família e em média tendo 4 pessoas por família, isso já dá mais de 16 mil beneficiados diretos do programa, se como o nobre vereador está afirmando, o bolsa-família passar para 15 mil benefícios, teremos se fizermos o calculo com 3 pessoas por família uma média de 45 mil pessoas beneficiadas diretamente, isso representa mais do que a população do nosso município que é de aproximadamente 43 mil habitantes, não concordo com essa sua afirmação.”
O vereador ODON JR do PT também destacou os grandes investimentos de educação do Governo Lula, tanto no ensino técnico, quanto no ensino superior e na educação básica, nunca vistos antes na história do país.

Nenhum comentário: