terça-feira, dezembro 30, 2008

BC: ALTA DO DÓLAR REDUZ DÍVIDA PARA MENOR NÍVEL DESDE 1998

A dívida líquida do setor público em novembro chegou ao patamar de R$ 1,04 trilhão, o que equivale a 34,9% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor representa o menor patamar desde maio de 1998, quando a relação dívida/PIB registrava 33,9%. Na comparação com outubro, a dívida teve recuo de 1,4 ponto percentual na mesma base de comparação, informou nesta terça-feira o Banco Central (BC).
Superávit atinge R$ 134,8 bi até novembro.
"A relação dívida líquida/PIB é a mais baixa desde maio de 1998, quando era de 33,9%. (É justificada) pelo esforço primário e pela depreciação cambial que se observou no período. É uma redução bastante expressiva, e a tendência dessa relação dívida/PIB é de desaceleração", explicou Lopes, destacando que a cada 10% de alta do dólar se reduz em 1,5 ponto percentual a relação dívida/PIB.
"(Este indicador) é de fundamental importância para um país como o Brasil. Mostra a condição de solvência do país. É um indicador de maior confiança ao investidor, principalmente o externo, e isso reflete mais investimento e mais geração de empregos", completou o chefe do Departamento Econômico.

Nenhum comentário: