quarta-feira, dezembro 31, 2008

FATOS SOBRE A SAÚDE PÚBLICA DO RN

Setores de médicos do RN estão em greve há quase 70 dias.
Governo decreta estado de calamidade pública na rede hospitalar do RN.
De quem é a culpa: do governo que paga pouco aos médicos ou das cooperativas médicas que cobram caro pelos seus serviços prestados ao Estado RN? Coorporativismo ou Baixo investimento do Estado?
Minha interpretação dos fatos para o problema é que cada um tem uma dose de culpa. Tanto o governo investe pouco e mal os recursos da saúde, quanto existe uma dose de coorporativismo médico, que achou essa brecha das cooperativas médicas para faturar em cima do Estado, mais um pouco do que o Estado deveria pagar com justiça a esses profissionais, que não aceitam ser concursados da rede pública (pois o estado paga pouco) e assim os médicos mantém seu monopólio através das cooperativas em algumas especialidades.
O que acho mais interessante é que sempre faltam médicos nos diversos lugares do RN, mas não se aceita que brasileiros formados no curso de Medicina em Cuba possam atuar como médicos no Brasil. E quando se fala em criar cursos de medicina por aí à gritaria do Conselho Federal de Medicina é grande. Aonde iremos chegar com tamanho impasse? Vocês já devem saber.

Nenhum comentário: