segunda-feira, setembro 07, 2009

PARA PETISTA, ACORDO COM A FRANÇA REDUZ INFLUÊNCIA DOS EUA

O acordo militar entre Brasil e França, formalizado nesta segunda-feira, "reduz a influência dos Estados Unidos e aumenta a autonomia brasileira". É o que afirma o secretário de relações internacionais do PT, Valter Pomar. A informação é da agência Ansa.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, que chegou neste domingo ao País e participou, como convidado de honra, do desfile militar de 7 de Setembro, assinou neste domingo, junto ao brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, uma "aliança estratégica", que prevê - entre outros - a construção de cinco submarinos, sendo um deles de propulsão nuclear.
Em declarações à Ansa, Pomar esclarece que essa negociação "reduz a influência dos Estados Unidos e aumenta a autonomia brasileira em termos militares, assim como o novo marco regulatório do pré-sal, que reforça a soberania nacional, o papel do Estado e favorece as condições para uma política de desenvolvimento".
Segundo o representante do PT, as duas ações "fazem parte de uma mesma estratégia global, que não visa apenas a soberania nacional, mas também a democratização do país e a ampliação da igualdade social".
O convênio inclui também a transferência da tecnologia francesa ao Brasil, o que é "é essencial", segundo Pomar. Pois, permitirá que o Brasil participe ativamente no fortalecimento da capacidade regional de Defesa.
"O horizonte de médio prazo é fortalecer a capacidade regional de Defesa, constituindo parte importante das condições de funcionamento efetivo do Conselho de Defesa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul)", opinou o secretário.
Questionado sobre a possibilidade de que este novo acordo seja entendido como um ponto de inflexão nas relações da Defesa que o Brasil tem mantido com os Estados Unidos, por meio do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), Pomar disse que não, porque "a reorientação no terreno da Defesa começou antes". Contudo, "é um degrau importante de uma escada", esclareceu.

FONTE: PORTAL TERRA

2 comentários:

maleta disse...

Hino do Partido dos Trabalhadores
http://www.youtube.com/watch?v=ZOAqy6YK08Q

contamos que voces postem no blog e deem essa força pra nós como já fizeram diversos blogs petistas com: Amigos do presidente lula e o blog da dilma.
obrigadu

Este é uma homenagem ao Partido dos Trabalhadores.
Espero tornar esse o Hino Oficial do partido no próximo encontro.
Conto com sua colaboração divulgando-o para todos os filiados e simpatizantes e companheiros da esquerda.
Será mais umsimbolo do qual podremos nos orgulhar, assim como, nossa bandeira e nosso manifesto.
Colabore. Participe!!
Viva o PT!

DoctorLuizao disse...

O hino eh mais um simbolo do qual podemos nos orgulhar, assim como, nos orgulhamos da nossa bandeira e de nosso manifesto.