sexta-feira, janeiro 16, 2009

ENTIDADES FAZEM PROTESTO EM NATAL CONTRA CRISE DA SAÚDE



O Fórum de Defesa da Saúde reuniu entidades da sociedade civil organizada e promoveu um ato público contra o estado de calamidade pública e a crise da saúde. O protesto foi realizado no calçadão da Rua João Pessoa, no Centro da Cidade debaixo de forte chuva. Os manifestantes defendem mais clareza nas contas públicas da saúde, um número de profissionais maior que o do concurso público, que seja suficiente para atender a população.
Os representantes do Fórum declararam que o protesto foi consequência dos diversos problemas enfrentados na saúde pública, dos decretos de estado de calamidade e da terceirização dos serviços de saúde, através de cooperativas médicas. Os participantes do protesto manifestaram apoio ao Minisitério Público estadual no enfrentamento das questões políticas e jurídicas. “Precisamos principalmente dizer não às cooperativas médicas que superfaturam com produtos e serviços de baixa qualidade, comprometendo a saúde e a segurança da população'', disse o representante da CTB, Moacir Soares.
De acordo com a presidente do Sinsenat, Soraya Godeiro, o Fórum da Saúde é composto por mais de 20 entidades da sociedade civil organizada e tem o objetivo de discutir e lutar por uma saúde pública de qualidade. Participam do Fórum as seguintes entidades: Sinsenat, CTB, Sindiprevs, Sinai, Sintsef, Sintest, Sinte, Intersindical, Conlutas, Sindsaúde, Sintect, além do Conselho Municipal de Saúde. Representantes do DCE-UFRN também participaram da manifestação em defesa da saúde e contra a privatização do SUS.

Nenhum comentário: