terça-feira, janeiro 13, 2009

UNE VAI DEFINIR EM SALVADOR AÇÕES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARA 2009

A União Nacional dos Estudantes (UNE) promove entre os dias 17 e 20 de janeiro o 12º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), na cidade de Salvador (BA). Trata-se de um dos fóruns deliberativos mais importantes da entidade que, este ano, reúne Centros e Diretórios Acadêmicos de todo o país para definir o Projeto de Reforma Universitária da UNE, a plataforma da entidade para a 1ª Conferência Nacional de Educação e também o mote da Jornada de Lutas comandada pela UNE, que acontece em abril.
Além disso, o encontro será palco do lançamento da Campanha em Defesa da Meia-entrada, que é contra a cota que limita em 40% a venda de ingressos pela metade do preço para estudantes e idosos, imposta por projeto de lei.
A programação do Coneb é focada na importância de pensar um novo modelo para a universidade brasileira. Em pauta, temas como a crise financeira e o papel do Estado brasileiro no desenvolvimento da Nação, a universidade no centro do desenvolvimento da América Latina e do Brasil, o caminho da democratização da universidade brasileira e a Amazônia como espaço de integração na América Latina, entre outros.
O 12º Coneb tem grande importância para o movimento estudantil, pois define as ações e diretrizes das entidades para o ano de 2009.
Dois estudantes da UFRN de Currais Novos irão participar: Fabricio Guto do curso de Letras e Francisco de Assis do curso de Administração.

Nenhum comentário: