domingo, fevereiro 08, 2009

ARTIGO



COMO ENSINAMOS A PESCAR E A ENFRENTAR A CRISE

O Governo Lula (PT) tem avançado com diversos programas sociais e educacionais nesses últimos 6 anos. Graças ao Programa Bolsa-Família de transferência de renda e a existência de políticas sérias de estado, mais de 20 milhões de pessoas sairam da probreza para a classe média no Brasil. Além do Bolsa-família o Governo de Lula (PT) tem ensinado a pescar da seguinte forma: promovendo a expansão dos CEFETs, das universidades públicas, do PROUNI, Pró-Jovem, expansão e gratuidade do SISTEMA S, Brasil Profissionalizado, Pró-Info (que prentende até 2010 colocar internet em banda larga e computadores em todas as escolas públicas do Brasil), Programa de Crédito Fundiário que dá 17 anos para um agricultor pagar a sua terra (com apoio e assistência técnica), compra direta, diversas modalidades de PRONAF com juro bastante acessível etc. Todas essas políticas são muito significativas, com a pretensão de mudar a vida das pessoas de origem popular e de realmente transformar a sociedade.
No governo do PSDB-DEM (1995-2002) o que prevalecia era o neoliberalismo, que defendia o estado mínimo. Um exemplo disso é o sucateamento das universidades públicas e das escolas técnicas. Outro exemplo são os das privatizações, o maior desmanche que o estado brasileiro já vivenciou na sua história.
O Neoliberalismo provou ser fracassado com toda essa crise mundial. O estado agora está intervindo na economia para salvar organizações financeiras mundiais, como exemplo os EUA. Mas não podemos esquecer que o capitalismo sempre achou formas de transição e agora temos que aproveitar essa crise econômica para que as políticas públicas sejam para diminuir o fosso de desigualdade mundial. Através do Governo do PT temos exercitado formas alternativas de espantar a crise.
Diferente do PSDB e do DEM que só defendem o corte de gastos, nunca se viu na história desse país tanto concurso público, graças a políticas corajosas do Governo do PT de expansão do estado. Ao invés de cortar gastos o Governo de Lula tem estimulado os investimentos públicos para fazer a roda da economia movimentar. 500 mil casas foram anunciadas nos últimos dias e um projeto de trocar geladeiras terá um alcance social e sustentável tremendo. O PAC representa mais de 1 trilhão em investimentos públicos. Essas são algumas das explicações para que o Brasil esteja em um patamar melhor em relação à crise mundial.

ODON JR – Vereador do PT de Currais Novos-RN

Nenhum comentário: