quinta-feira, fevereiro 19, 2009

LULA: NÃO HÁ CRISE QUE POSSA NOS FAZER TIRAR UM CENTAVO DA EDUCAÇÃO


Ao inaugurar o primeiro campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, em Planaltina (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os recursos da educação estão reservados. “Não há crise que possa nos fazer tirar um centavo da educação”, afirmou.
Este ano, o Ministério da Educação vai inaugurar cem escolas técnicas, como parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciada há quatro anos. Até 2010, outras 39 serão abertas. Do total previsto, 75 já estão funcionando.
O compromisso do presidente de manter intactas as verbas da educação e concluir as escolas técnicas e os campi universitários tem o objetivo de oferecer educação de qualidade a todos os cidadãos. Segundo Lula, a educação será boa e respeitada “quando o filho da patroa e o filho da empregada, o filho do empresário e o filho do operário estudarem na mesma escola”.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou que o governo do presidente Lula não cuida só da educação profissional e superior, mas investe na educação básica e apóia estados e municípios. Segundo o ministro, o governo federal tem um programa que vê a educação em conjunto, apóia e investe da creche à pós-graduação. Ele destacou que a interiorização da educação superior vem para atender não só os jovens que precisam de formação e profissão. Mas, especialmente, os professores da educação básica que lecionam nas redes estaduais e municipais.
Em 2003, apenas 90 municípios, entre eles as capitais, tinham universidades públicas. Até 2010, segundo Haddad, 190 terão acesso direto às instituições públicas. O caso do Distrito Federal é um exemplo. Hoje, a Universidade de Brasília tem sede no Plano Piloto e campi em Planaltina, Ceilândia e Gama.

Nenhum comentário: