quinta-feira, março 05, 2009

100 ANOS DE PATATIVA DO ASSARÉ


Patativa, se vivo fosse completaria 100 anos hoje, ele nasceu na Serra de Santana (Assaré-Ce), com o nome de Antonio Gonçalves da Silva, segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva, pequenos proprietários rurais.
Aos 4 anos fica cego de um olho , por causa de uma doença, perde o pai aos 8 anos, e só aos 12 frequenta a escola pela primeira vez e fica apenas 4 meses, antes disso já compunha seus versos e os decorava, isso fez com que ele desenvolvesse uma memória fantástica, sabia seus poemas de cor.
Aos 16 anos sua mãe vendeu uma ovelha e comprou sua primeira viola. Foi quando ele começou a fazer repentes e se apresentar em festas. Por volta dos vinte anos de idade, recebe o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave, era comum chamarem os repentistas da época de patativa, ele acrescentou o nome de Assaré para se destacar dos demais.
Patativa se apresentou como violeiro no norte do pais, depois voltou ao Ceará , foi quando começou a ser reconhecido o seu potencial, seu primeiro livro foi Inspiração Nordestina, de 1956.
Patativa está sendo estudado na Sorbonne, na cadeira da Literatura Popular Universal, sob a regência do Professor Raymond Cantel. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil.
Ele descreve a vida do nordestino de uma forma peculiar, com uma linguagem própria , mas ao mesmo tempo universal, descreve como ninguém os problemas e a vida dura de um povo.
Casou-se em 1936 com Belarmina Paes Cidrão, a dona Belinha, com quem teve 14 filhos, dos quais sete morreram. Patativa do Assaré faleceu no dia 8 de julho de 2002 em sua cidade natal.

Nenhum comentário: