segunda-feira, março 02, 2009

AMPLIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR



O governador em exercício, Iberê Ferreira de Souza, se reuniu na manhã desta útima sexta-feira (27) com o secretário nacional da Agricultura Familiar, Adoniram Peraci, e garantiu a ampliação da assistência técnica e extensão rural no Estado. Uma parceria entre o governo do Rio Grande do Norte e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destinará recursos da ordem de R$ 13 milhões para universalizar o atendimento as 50 mil famílias potiguares beneficiadas pelo programa Território da Cidadania.
A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, através da Emater, irá agregar aos quadros mais 235 extensionistas rurais para levar assistência técnica a todos os agricultores familiares pertencentes aos Territórios da Cidadania de Assu-Mossoró, Mato Grande e Sertão do Apodi. Atualmente, o Governo do Estado disponibiliza assistência técnica para mais de 23 mil famílias nestas localidades. Os recursos serão aplicados ainda na aquisição de computadores, carros e na capacitação dos técnicos.
O secretário nacional da Agricultura Familiar explicou que a ação faz parte do programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário para reduzir as desigualdades sociais do Nordeste, acordado entre os governadores da região com o presidente da república. "Estamos inseridos no processo para melhorar as condições produtivas da população concentrada no meio rural. Nossa ação específica envolve a ampliação da assistência técnica para que a informação e o conhecimento possam chegar ao agricultor familiar e qualificá-lo profissionalmente", explica Adoniram Peraci. Estavam presentes ainda na reunião, o secretário estadual da Agricultura, Francisco das Chagas, o secretário de Administração, Paulo César Medeiros, o diretor da Emater, Luís Cláudio Macêdo, o diretor da Emparn, Henrique Santana, e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hugo Manso.

Nenhum comentário: