segunda-feira, março 02, 2009

PT DIVULGA NOTA SOBRE A GREVE DA EDUCAÇÃO NO RN

A defesa intransigente da educação pública, democrática e de qualidade, tem sido uma bandeira permanentemente erguida pelo Partido dos Trabalhadores em seus 29 anos de existência e luta Brasil afora. Ao longo dessa história aprofundamos nossa concepção de educação enquanto direito público e os princípios da democracia e da qualidade como instrumento de inclusão capaz de fortalecer a cidadania de milhões de brasileiros e brasileiras.
Nossas lutas tiveram origem no movimento sindical compreendendo que uma educação de qualidade não se viabiliza sem a valorização salarial e profissional dos trabalhadores e trabalhadoras. Ao assumirmos democraticamente os espaços de governo buscamos traduzir na prática o que sempre foi para nós princípios inalienáveis, implementando políticas públicas educativas que respondessem às demandas da sociedade brasileira. As políticas educacionais implementadas pelo Governo LULA são os exemplos mais atuais e evidentes deste compromisso histórico.
A aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, representa uma etapa importante deste processo de reestruturação da educação brasileira. Significa não apenas uma medida de reajuste salarial, mas a adoção de uma política pública de reconhecimento e valorização do magistério enquanto categoria profissional de extrema relevância ao processo de fortalecimento da escola pública brasileira e da educação como um direito republicano.
Enquanto partido integrante da base aliada da Governadora Vilma de Faria, o PT construiu uma expectativa de que a política de valorização da educação implementada no plano federal se efetivasse também no plano local pelo Governo do Estado. Contrariando esta expectativa, presenciamos o severo ataque sofrido pelo magistério público por parte do Governo do Estado, que, orientando-se pela lógica economicista e desconsiderando o valor do trabalho educativo, está “implementando” o piso salarial, “rasgando” o PCCS, o que significa um desmonte a direitos conquistados pela categoria e um retrocesso para a educação norteriograndense.
Face a esta realidade, o Setorial de Educação do PT, assume publicamente seu total apoio ao movimento deflagrado pela categoria, sob a liderança do SINTE-RN, conclamando todos os educadores petistas a fortalecerem essa luta, reafirmando mais uma vez o compromisso do PT para com a educação pública.

Natal, 02 de março de 2009

Setorial de Educação - Coordenação Estadual

Nenhum comentário: