Milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo participaram nesta terça-feira (27) da marcha de abertura do Fórum Social Mundial em Belém (PA), que vai até o dia 1° de fevereiro. Representantes de movimentos sociais dos mais variados caminharam cerca de quatro quilômetros pelas Avenidas Presidente Vargas e Nazaré debaixo de uma forte chuva já tradicional do fim de tarde paraense.
As largas avenidas da cidade de Belém se transformaram ontem em passarela para uma das mais vibrantes e alegres marchas de abertura do Fórum Social Mundial. Às 15h40, quando milhares de manifestantes se aglomeravam ao longo da avenida Presidente Vargas para dar início à caminhada, o calor intenso cedeu lugar a um toró de mais de meia hora que fez a multidão explodir em cantos, batuques e palavras de ordem pela paz, pelo socialismo, pela justiça, pela meio ambiente e por todas causas que levam gente do mundo inteiro a comparecer aos encontros do FSM.
Num evento que está sendo considerado o mais importante da história dos Fóruns – em razão da crise do neoliberalismo – uma faixa estendida durante a caminhada exprimia o sentimento que tomou conta dos manifestantes, com a frase "A chuva que cai sobre as nossas cabeças é a chuva de um novo amanhã, de um outro mundo possível".
Os petistas mais uma vez tiveram forte presença na marcha, com mais de 3 mil militantes de todo país agitando bandeiras vermelhas e cantando debaixo do forte aguaceiro que descia dos céus de Belém.
Nesta quarta-feira (28) tem início a série de atividades do Fórum promovidas com apoio do PT. A primeira é o ato em homenagem a Chico Mendes que acontece à 9h na Tenda de Cuba (Campus da UFPA). À tarde, o presidente do partido, Ricardo Berzoini, e a senadora Marina Silva (PT-AC) participam do debates no Fórum Parlamentar Mundial no Centro de Convenções Hangar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário