terça-feira, janeiro 27, 2009

RESPOSTA SOBRE O COMENTÁRIO DO BLOG DADOS CORROMPIDOS

“Mas, normalmente, Brasil a fora, isso não é uma prioridade governamental. Resta saber o que é?

E dando uma alfinetada no "papudinho" da Silva, não basta construir 124789516274687 CEFETs (que agora são institutos, no RN é IFRN) e criar 189487274714267 vagas no Ensino Superior público, é preciso dar condições de estudo e bases educacionais para isso, é preciso também que exista mercado de trabalho, afinal são milhões de diplomas desempregados Brasil a fora.”

Caro FAHAD, talvez você não saiba, mas algumas prefeituras do Seridó ajudam os estudantes de ensino superior que se deslocam para outras cidades.

Quanto à expansão dos CEFETs (hoje IF) e das universidades públicas, quero deixar bem claro a você que não foi no Governo do PSDB-DEM de 1994-2002 que houve crescimento do investimento na educação nesse país. Ao invés disso, eles sucatearam as universidades públicas e lançaram um decreto para não ser criada nenhuma instituição de ensino técnico federal durante os seus governos.

Só para você ter idéia FAHAD, FHC pegou em 1994 a UFRN com um custeio de 24 milhões de reais e entregou a Lula em 2003 com um custeio de 12 milhões de reais. De 1995 para 2006 a UFRN passou de 35 graduações para 55. Lula pegou com 12 milhões de reais esse custeio e nos primeiros quatro anos de governo, passou para 32 milhões de reais, é fato que a universidade virou um canteiro de obras. E até posso dizer a você que nos quatro anos e meio que cursei Biomedicina na UFRN, tive o prazer histórico de não enfrentar nenhuma greve de professores na universidade. Acho que nenhuma outra geração teve essa oportunidade.

Nessa mesma universidade que estou te relatando, é a que você irá estudar a partir deste semestre, mesmo com esse custeio tendo sido ampliado, os problemas ainda são muito grandes, espero que você possa passar pela universidade e dar sua contribuição de luta, para que quando você for sair dela, ela possa estar melhor para os que estão entrando.

Quanto ao comentário em relação ao mercado de trabalho que você relatou no texto acima, eu prefiro nem comentar sua argumentação contrária a expansão da educação. Pois acredito que a expansão dos CEFETs e das universidades públicas é uma grande contribuição para educação nesse Brasil tão desigual. Bato ainda mais palma para os CEFETs, onde 50% das vagas são para estudantes de escolas públicas, muitos de origem popular e que merecem ter a oportunidade de estudar em uma escola pública e de qualidade.

Finalizando FAHAD, só acho que não investir na educação, sucatear sua estrutura, não é o melhor caminho para o futuro de uma nação. E isso o Governo do PT não tem feito.

Saudações

ODON JR

Um comentário:

Fahad M. Aljarboua disse...

Eu sei dessa ajuda. Concordo e dou todo apoio.

Eu não questiono a infra-estutura do Ensino Superior público, e/ou do CEFET, e não foi isso que eu quis questionar.
Eu não li, vi, ouvi, absolutamente nada que o governo Lula tenha feito em prol do Ensino Básico (1ª a 8ª Série, que hoje é 1º ao 9º ano), as condições são precárias. São poucas as instituições públicas de ensino básico com condições de funcionamento, com condições mínimas eu quero dizer, num falo de condições esplendidas não. E pra mim não importa o que aconteça com o Ensino Superior, que pode vir a se tornar o melhor do mundo, se não houver uma melhora no ensino básico. Porque aí eu vou deixar de ouvir comentários do tipo: "Rapaz, tem muita gente com diploma só porque colou na faculdade."
E isso não é justo, mas acontece. Acontece porque o cara num sabe de nada quando chega na faculdade, não tem base, e então, ou cola ou reprova, e o que ele prefere é colar.